Dominar as técnicas e estar por dentro dos estudos científicos mais recentes não basta. Hoje, um profissional da Estética precisar ter expertise em gerir a própria marca. Por isso, neste artigo vamos entender cada um dos 3 perfis de sucesso nos negócios. Afinal, projeção de crescimento é o que não falta nesse ramo.

Em geral, o cuidado com a aparência sempre foi uma característica do brasileiro. Porém, nos últimos anos, o público tem se mostrado mais consciente. Sabendo que a estética está diretamente a à saúde, os pacientes são criteriosos.

Esse fato é um dos responsáveis pela crescente demanda. Isso coloca o Brasil na liderança de rankings de consumo de serviços e produtos de beleza e cuidados pessoais. Mesmo em períodos de crise econômica, o setor reage rapidamente, puxado por redes e marcas consolidadas. 

Por outro lado, percebe-se que, em médias e pequenas clínicas de Estética, a capacidade de gestão ainda é inconsistente.

Enquanto o conhecimento técnico é muito difundido, apenas no ano passado a educação financeira foi integrada à base curricular nacional. O resultado de tanto atraso: poucos são aqueles que sabem vender e gerir uma empresa.

Felizmente, é possível aprimorar habilidades que favorecem a condução de um negócio. No livro “Empreender Fazendo a Diferença”, o autor Michael E. Gerber, estabeleceu três personalidades que devem ser desenvolvidas por um líder.

1 – Empreendedor

Visão Empresarial

A palavra “empreender” tem origem no latim medieval imprehendere, que significa “pôr em execução”. E é esta a característica essencial de um perfil empreendedor. É quem imagina, inova e age. O empreendedor enxerga o futuro, e pensa constantemente em novos projetos e produtos diferentes, buscando sempre a eficiência. 

É um perfil sonhador que não mede esforços em pensar em todas as possibilidades de sucesso. Logo, procura os clientes e parceiros e foca no envolvimento com eles. Contudo, os riscos tomados são sempre bem planejados.

Também tem empatia e é comunicador, não medindo esforços para tentar entender as pessoas ao seu redor. O empreendedor é quem busca fazer negócio e gera demanda ao empreendimento.

Marketing de vendas

É quem faz o marketing e se importa em oferecer soluções aos seus potenciais clientes. Para conseguir levar o negócio até o público e, consequentemente, obter sucesso, é necessário que o empreendedor tenha um bom entendimento sobre vendas. Aliás, aproveito para sugerir o curso Vendas para profissionais da Estética, lá na plataforma Estética Experts. 

Na área da Estética, o pós-venda é, também, fundamental para obter credibilidade com os pacientes. Por isso, o acompanhamento após o tratamento (seja perguntando como estão as coisas via redes sociais ou agendando nova consulta) é um ponto-chave.

Um bom relacionamento com os pacientes possibilita que eles se sintam confiantes com seus tratamentos. Um perfil empreendedor deve ser persuasivo e persistente, mesmo após ouvir muitos “não”.

2 – Gestor

Controle de números

Olha para as contas, reduz gastos, corta custos, aumenta a lucratividade e cuida da operação do trabalho. Dos 3 perfis do sucesso nos negócios, esse é o mais focado em entregar resultado com baixo custo. Esse, é claro, é o objetivo de qualquer gestor eficiente, principalmente na área da Saúde, em que os insumos são caros.

O profissional capaz de realizar uma boa gestão do seu negócio deve ter controle dos números. Ou seja, deve saber gerenciar as metas, supervisionar as vendas e controlar as contas a pagar. Para isso, ter um perfil prático, realista e objetivo é fundamental.

Além disso, ele está preparado para crises, e evita que o empreendimento passe por dificuldades financeiras irreversíveis. Na Estética, por exemplo, esse perfil pensaria na possibilidade de trabalhar com uma operação mais enxuta, como atendimentos a domicílio.

Negociação

Um bom gestor controla os custos e, através da negociação, tenta obter o máximo possível de descontos. É quem se envolve na produção do trabalho e analisa os métodos mais práticos e eficazes.

Além disso, busca a otimização do tempo em cada tarefa desenvolvida. É um perfil extremamente analítico, que visa a ordem em todos os âmbitos do negócio.

3 – Técnico

Criatividade + ação

Último mas não menos importante dos 3 perfis de sucesso nos negócios, o técnico entende que a criação do produto é base o amor pela profissão. Trata-se de um perfil que encontra realização pessoal através do seu trabalho.

Executar um bom trabalho e consertar o que já foi realizado é o seu principal lema. O mais importante é a execução. É o profissional da Estética que ama cuidar do corpo, da pele e da saúde de seus pacientes.

Expertise

A paixão pela profissão garante ao perfil técnico maestria no que faz. Por isso, o domínio da sua performance é facilmente percebido. Naturalmente, se reflete como sucesso nos negócios.

O ideal é que a gestão da empresa fosse compartilhada por pessoas que se encaixassem em cada um desses três papéis. Porém, sabemos que isso está fora da realidade da maioria dos empreendimentos.

Enquanto não for possível criar cargos de gerência na sua clínica, minha dica é que você estude sobre gestão. Assim, você terá base para definir o seu fluxo de trabalho para que a sua performance possa ser direcionada a cada etapa.