Cometer erros no mundo dos negócios pode custar caro para sua empresa. As consequências de uma má gestão podem levar do fracasso operacional até ao encerramento das atividades. Por isso, é importante conhecer as falhas mais comuns cometidas na gestão de clínicas e aprender com elas.

Enquanto o segmento só cresce, o ato de fazer a gestão de uma empresa se torna cada vez mais complexo. Ainda mais se você também acumula funções como, por exemplo, atendimentos, financeiro e marketing da sua clínica. Apesar disso, você precisa reforçar suas habilidades empreendedoras e se preparar para evitar falhas na gestão. 

Para te ajudar neste sentido, eu separei os principais erros que podem prejudicar a sua clínica:

Profissional invisível  

Trata-se do profissional que não se posiciona no mercado e não aparece em um dos principais canais de compra da atualidade: a internet. Acima de tudo, é necessário considerar que as pessoas estão nas redes sociais e utilizam delas para pesquisar antes de fechar qualquer negociação. 

Quais atitudes indicam que você está invisível no mercado?

  • Não estar nas redes sociais. Em outras palavras, se a sua marca não está na internet, ela não existe. 
  • Estar nas redes sociais, mas frequentemente fazer exatamente o mesmo que os seus concorrentes fazem: entregar preço e não valor.  

Hoje, as redes sociais são o melhor canal para entregar valor para sua audiência. Juntamente com o entretenimento, a busca por informações apenas cresce. Então, se você não quer mais disputar preço com seus pacientes e concorrentes, entregue valor nas redes sociais. Incluir esse cuidado na gestão de clínicas é fundamental.

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Marketing da esperança 

Trata-se de quando o empreendedor não possui uma estratégia de vendas e espera que os negócios aconteçam por um milagre. Após abrir a sua clínica, por vezes você mentaliza, torce, pensa positivo, mas nunca age para que os pacientes venham até sua empresa.

Acima de tudo, vivemos em um cenário de hipercompetitividade: sempre ganha quem aparece mais. Ou seja, você precisa de estratégia para divulgar seus serviços em forma de conteúdo.

Atendimédio

É aquele atendimento nem ruim, nem ótimo. Porém, o risco é que atendimentos medianos não fidelizam o público. Você pode investir em marketing, conhecimento e gestão, ainda assim, se o seu atendimento não corresponder à expectativa, o paciente se frustra e nunca mais volta.

Lembre-se: quando o paciente se encanta com os resultados, atendimento, serviços e ambiente, ele é o responsável pela melhor forma de divulgação: o boca a boca.

Gestão do “eu acho” 

É a gestão na qual todas as respostas começam com “eu acho…”. Esse profissional nunca sabe, exatamente, quanto tem de caixa, nem quanto precisa pagar no mês, nem qual a projeção de receita, entre outros. 

Quem não domina a gestão do seu negócio, está em perigo. Sem um planejamento, a sua clínica corre o risco de fechar as portas. 

Quando a gestão de clínicas é baseada no “eu acho”, corre-se dois riscos: 

  • Assumir compromissos maiores do que a sua clínica está preparada. Constantemente, a compra de recursos novos é um complicador.
  • Perder oportunidades de negócio por acreditar que não tem condições de investir. Embora pareça estranho, para gerar dinheiro é preciso ter algum dinheiro.

Por fim, mude essa estratégia e assuma o controle da sua clínica. Mantenha o fluxo de caixa em dia, analise os resultados mês a mês e faça projeções dos seus ganhos. 

E aí, bora rever essas falhas?