Não tenho dúvidas de que, ao longo dos seus anos de estudo, você soube dominar todos os aspectos técnicos que envolvem a área da Estética. Anatomia, Eletroterapia e Fisiologia foram tiradas de letras, não é? Porém, ter uma empresa é muito mais do que isso. É preciso estar preparado para empreender

Para mudar essa realidade, antes de mais nada, você deve entender as 3 fases pelas quais um empreendimento pode passar.

Infância: onde tudo começa

É aqui que tudo começa, e é quando empresa e dono são um só. Na fase da infância – que eu carinhosamente apelidei de EUpresa – o funcionamento do negócio depende, unicamente, de você.

O grande problema é que, geralmente, o produto ou o serviço oferecido recebem o maior foco. Mas e os agendamentos, os atendimentos e os contatos com fornecedores? Quem fica responsável por essas demandas? Assim, é inevitável que serviços se acumulem e você fique sobrecarregada.

É por isso que, nessa fase, muitos profissionais da Estética desanimam e desistem de ter o próprio negócio.

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Adolescência: a fase decisiva

Já na fase da adolescência, a profissional aceita que não consegue dar conta de tudo e, então, resolve contratar um funcionário (que, em geral, costuma ser uma secretária). O único problema é que o seu dia a dia segue sendo extremamente corrido.

Aí, não sobra tempo para treinar essa nova pessoa, mostrando como você costumava conduzir o trabalho. Dessa forma, a funcionária faz as tarefas da forma que acha correta e que, muito provavelmente, diverge de como você faria. É aqui que erros começam a acontecer, gerando, com isso, uma tensão que resulta em duas opções.

A opção número 1, e que muitos profissionais da Estética escolhem, é demitir a funcionária e voltar a acumular tudo; ou seja, voltar à fase da infância da empresa. E, quase sempre, essa é a sentença de morte para qualquer empreendimento.

A opção 2 consiste, por outro lado, em estruturar processos de trabalho, alinhar práticas e atingir a maturidade da empresa.

Maturidade: uma clínica autônoma

Neste momento, o negócio não precisa do dono para funcionar. Uma equipe bem direcionada resulta em anatomia – em que há alguns responsáveis pelo marketing, outros, pelas vendas, e por aí vai – e , além disso, de objetivos empresariais claros e preestabelecidos.

Afinal, você já viu o CEO do McDonald’s no restaurante da sua região? A resposta, com certeza, é não. Porém, mesmo assim, a rede de fast food funciona plenamente, porque já atingiu a sua maturidade.

Conclusão 

Quem define o conceito de sucesso é você. Não há problema nenhum em permanecer na fase da infância, desde que você consiga equilibrar rotinas de trabalho e alcance um bom retorno financeiro. Também é perfeitamente possível se manter na adolescência, organizando bem a equipe. 

O ponto é: estabeleça os seus propósitos e estruture a sua clínica de Estética com base em uma gestão planejada.