Quando pensamos em uma clínica de Estética, é comum que o primeiro modelo de negócio que venha à mente seja aquele que já conhecemos: um espaço em que uma pessoa é a empreendedora. Às vezes, ainda conta com alguns funcionários para auxiliar nos atendimentos.

Mas existem outras possibilidades que podem servir para clínicas de Estética. Tudo depende do investimento que você pode ou está disposta a fazer. Além disso, é preciso levar em conta o tempo que quer dedicar para atingir uma boa rentabilidade.

Hoje, eu trago 5 modelos de negócio que você pode adotar para começar na Estética. Destaco, também, os pontos positivos e negativos de cada um.

Atendimento a domicílio

O atendimento a domicílio tem ganhado cada vez mais espaço na Estética. Essa é uma ótima opção para quem está começando na área. Nesse modelo de negócio, o atendimento ocorre sob demanda no local de escolha do paciente. Por exemplo: a sua casa.

A vantagem do atendimento a domicílio é que se trata de um modelo que segue as tendências do mercado. Afinal, as pessoas têm dado prioridade àquilo que traz conforto e comodidade. Essa é uma realidade que acaba se estendendo a outros aspectos do cotidiano, também.

Então, se você só puder investir um baixo valor na clínica, o atendimento a domicílio é uma opção segura e capaz de trazer ótimos resultados. No entanto, leve em conta que existem os custos do deslocamento para chegar até o paciente. E mais: acaba havendo uma limitação dos recursos que você pode aplicar.

Além disso, é possível atender em condomínios. Para isso, você precisa fechar parceria com o local. Também encontre uma sala onde os procedimentos serão feitos.

Atendimento em parceria

Nesse modelo de negócio, você fecha parceria com uma clínica já pré-estabelecida. Aí, você oferece serviço em áreas que estão em falta no estabelecimento. Por exemplo: se a clínica atende corporal e facial, os seus atendimentos serão em capilar. Então, uma porcentagem dos seus lucros fica para a clínica.

No atendimento em parceria, todos saem ganhando. Você passa a ter estrutura e serviços disponíveis, e a clínica preenche uma demanda que estava em falta.

A desvantagem é que você se torna refém da rotina do local. Além disso, tem pouco controle da experiência de atendimento, precisando se adequar às possibilidades da clínica.

Atendimento coletivo em coworkings

O coworking, modelo de atendimento muito popular, já faz parte também das clínicas de Estética. Nele, profissionais que atuam em diversas áreas se unem para dividir custos e serviços de uma clínica.

Por exemplo: você, como profissional da Estética, abre um espaço com um fisioterapeuta e um biomédico. Dessa forma, você passa a ter estrutura e serviços disponíveis. E mais: pode atuar de forma multidisciplinar. Assim, troca experiências e conhecimentos com profissionais de outras áreas.

Clínica própria

Esse costuma ser o sonho de todos os profissionais da Estética: montar o próprio espaço e personalizar o atendimento da forma que considera ideal. No entanto, esse modelo de negócio depende do orçamento que você tem disponível. 

Acabou de sair da faculdade ou ainda não conseguiu juntar dinheiro suficiente? Então, espere para abrir o seu próprio negócio. Aposte nos demais modelos que eu trago nesse texto até juntar um capital alto. 

Ah, e não esqueça que, para ter uma clínica própria, você precisa entender de gestão, vendas e marketing. Afinal de contas, toda a burocracia e as tarefas se tornam responsabilidade sua.

Por outro lado, um negócio somente seu permite que você controle a experiência de atendimento. Dessa forma, personaliza as consultas conforme achar mais adequado.

Aquisição de franquia

As franquias nada mais são do que um modelo de negócio já validado e, por isso, replicado. Essa é uma forma de atendimento muito comum na Estética. Além disso, é voltada para apenas um determinado procedimento. Por exemplo: depilação a laser.

Nas franquias, o modelo de atendimento é o mesmo em todas as clínicas. Assim, resulta em um trabalho padronizado. A marca também já está consolidada, então, traz maior segurança na prática estética. 

Porém, as franquias não permitem que você molde a experiência de atendimento. Então, você se torna refém de padrões do estabelecimento.

E aí, qual é o modelo de negócio que mais se encaixa com a sua realidade?

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