As vendas vão muito além do simples ato de trocar mercadoria ou serviço por dinheiro. Habilidades de comunicação, persuasão, conhecimento técnico e características como persistência são necessárias. Além disso, o gestor da equipe também tem um papel indispensável nessa trajetória, como definir metas e motivar seus colaboradores. 

Para ajudar a sua equipe de vendas a aumentar sua conversão (ou para te ajudar, caso você seja uma EUpresa), eu separei 3 dicas especiais para profissionais da Estética. Afinal, você é o principal vendedor do seu trabalho.

Motivar a equipe = vender mais

Seus colaboradores têm perfil para vendas? Essa é a primeira pergunta que um gestor precisa se fazer. A pessoa que trabalha vendendo serviços da sua clínica está disposta a correr riscos? Apresentar propostas? Ouvir muitos “não”? A ser persistente? Se a resposta for sim, ela pode integrar a sua equipe de vendas. 

Em seguida, apresente o propósito, missão e objetivo da sua clínica. Lembre seus colaboradores que eles são profissionais envolvidos em uma área da Saúde, que estão ali para impactar positivamente a vida dos pacientes. Afinal, as pessoas se motivam mais quando sabem que fazem parte de um propósito maior.

Elabore um plano de crescimento para o seu colaborador. Um dos maiores erros na área das vendas acontece quando o gestor trata toda a equipe da mesma forma. Quem vende mais e está mais engajado com o seu propósito precisa receber as melhores recompensas. O colaborador precisa compreender que ele pode ganhar mais se fizer mais. 

LEIA MAIS: 3 ferramentas para potencializar as vendas no Instagram

Esqueça o preço. Foque na qualidade

Seus pacientes ainda brigam pelo preço dos seus tratamentos?
Contorne essa objeção e foque na qualidade dos resultados que você entrega. Porque, quanto mais você diminui o seu preço para atender esses pacientes, menor a sua margem de lucro. E essa situação está diretamente relacionada à sustentabilidade do seu negócio.

Por isso, busque pacientes que valorizem a qualidade dos serviços. Como? Gerando valor para eles nas redes sociais. Quando você comunica preço, atrai pacientes pelo preço. Então, quando você comunica valor ou resultados de qualidade, você atrai o público interessado nesta característica.

Ou seja, não mude o seu mercado, mude a abordagem da sua comunicação para conquistar novas pessoas.

Conecte-se com pacientes para um pós-venda efetivo

O pós-venda deve ser considerado como etapa do processo de venda. Essa fase tem o objetivo de manter o paciente interessado em usufruir os serviços da sua clínica. Não existe uma regra para o melhor momento de abordar pacientes no pós-atendimento. Todavia, durante a venda, é necessário identificar as dores e os desejos do paciente para abordá-lo no momento ideal. 

LEIA MAIS: 6 comportamentos de consumo que chegaram para ficar

Por exemplo, durante as sessões de tratamento facial de um paciente, você pode identificar se há alguma afecção para tratamento corporal, ou então um complemento para o facial, depende do momento que o seu paciente se encontra.

Contudo, atenção: jamais sugira que o paciente deve melhorar algum aspecto com o qual ele jamais demonstrou insatisfação. Mantenha um diálogo aberto e deixe o paciente à vontade. Afinal, em muitos casos, ele irá comentar outras queixas que poderão ser tratadas com seus serviços.

Então, mantenha-se conectado com os seus pacientes para ser assertivo no pós-venda. 

Conclusão

Portanto, para potencializar o rendimento da sua equipe e alavancar as vendas, o ideal é que você combine e implemente essas dicas no seu estabelecimento de Estética. Lembre-se, o gestor tem um papel fundamental no sucesso das vendas.