Que o reality Casamento às Cegas é uma grande sacada do entretenimento, não há dúvidas. Antes de mais nada, a versão brasileira do programa, lançada em outubro na Netflix, rapidamente se transformou em um fenômeno nas redes sociais — o vídeo de reencontro dos casais chegou a quase 5 milhões de visualizações no Youtube em menos de uma semana. Mas o que muita gente não reparou é que a atração nos passa algumas lições que podem, também, valer nos negócios.

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Respeite a ordem e o tempo dos processos

Toda a dinâmica do jogo gira em torno da desordem das etapas de um relacionamento: primeiro os casais conversam (separados por uma parede), depois vem a proposta de casamento, em seguida os noivos saem em lua de mel para, a seguir, morarem juntos por 30 dias. Ao fim desse mês de convivência, eles se casam (ou não).

Se você acha que as chances de isso dar certo são baixas, acertou: apenas um dos seis casais que chegaram ao altar teve um final feliz. 

Nos negócios, a pressão por acompanhar as mudanças do mercado desperta a tentação de pular etapas ou abreviar o tempo de cada uma, por exemplo:

  • “Não tenho tempo para treinar minha funcionária, então ela terá que aprender na prática.”
  • “Não gosto de ficar fazendo planejamento, é melhor começar meu marketing assim e vamos ver no que vai dar.”
  • “Começar oferecendo apenas um tratamento muito é pouco, vou fazer empréstimos e comprar uns quatro equipamentos.”

Essas e outras atitudes são frequentes em muitas clínicas de Estética e estão por trás de diversos problemas, como: endividamento, intercorrências clínicas e investimentos sem retorno. 

Associe-se a pessoas com os mesmos valores que os seus (no casamento ou nos negócios)

Meio às avessas, o reality mostrou que toda relação começa com uma boa conversa. Impedidos de se deixarem levar apenas pela atração física, os participantes tiveram muito tempo para conversar. 

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Pontos que geraram muita conexão entre os pombinhos foram o respeito à família, o empenho em causas sociais (como o combate ao racismo) e raízes culturais. Inclusive, um dos casais que começou como preferido de muitos espectadores teve o fim mais dramático. 

O motivo? Ela era feminista e ele era persa, com bases culturais em ensinamentos tradicionais do Irã. Visões de mundo diferentes podem se complementar, mas visões de mundo muito diferentes podem se opor de forma que o conflito seja inevitável. 

  • “Será que essa pessoa vê a Estética como saúde ou como mero negócio?”
  • “Essa influenciadora respeita todos os tipos de beleza?”
  • “Será que essa profissional está disposta a reaprender ou ela não abre mão do que aprendeu quando trabalhou em franquias?”

Por isso, é importante que você defina seus próprios valores e também se cerque do máximo de informações sobre a outra pessoa antes de fechar uma parceria, estabelecer sociedade ou assumir qualquer compromisso profissional. 

Na hora de tomar decisões importantes, não se leve pela emoção

O maior obstáculo dos participantes eram os sentimentos à flor da pele — realidade que não é tão diferente nos negócios —. Além da expectativa que cada um projetava acerca da cara metade ideal, o contexto produzido para um programa de TV, na fase da proposta de casamento, era favorável — ambiente aconchegante e doses de vinho e afins servidas em taça.

Por exemplo, o único casal que ainda está unido se formou por uma Psicóloga e um empresário que se mostrou mais cauteloso. Enquanto outros declaravam juras de amor nos primeiros encontros, esse casal aproveitou para se conhecer melhor.  

Idealização, ansiedade e medo da frustração podem impulsionar negócios que, mesmo que pareçam bons na hora, se mostram ruins com o tempo. Por isso, as grandes decisões não devem ser tomadas no calor do momento.  

  • Antes de comprar um aparelho por causa do marketing milagroso, investigue o risco-benefício.
  • Antes de afastar um colaborador, esfrie a cabeça e considere se a situação pode ser resolvida com diálogo.
  • Primeiro, antes de baixar seu preço porque um concorrente cobra menos, calcule seus custos e sua margem de lucro e veja se vale a pena. 

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Espero que esses insights te ajudem a ser feliz para sempre com o seu negócio! 🙂