Em 2021, o Brasil atingiu a marca de mais de 150 milhões de usuários conectados às redes sociais. Esse número é um indicativo de que divulgar online o seu serviço é uma das principais formas de atrair novos pacientes.

Imagens de antes e depois costumam ter um impacto positivo na tomada de decisão das pessoas. Mas será que você está fazendo essa divulgação da maneira correta?

Passe emoção

Em primeiro lugar, esteja consciente de que pessoas se conectam com pessoas. Por isso, na hora de divulgar seus resultados, capriche no storytelling.

Storytelling é a arte de contar, adaptar e desenvolver histórias. Os pacientes acabam se identificando com o seu trabalho por meio desse enredo elaborado. 

Ao divulgar resultados, busque passar emoção. Pode ser, por exemplo, com o relato de uma paciente que finalmente conseguiu sair de casa sem maquiagem, porque as condutas que você aplicou diminuíram muito as suas cicatrizes de acne. Ou, ainda, a história de um paciente que só usava roupas largas para disfarçar o seu peso, mas que agora recuperou a sua autoestima e passou a se vestir com mais liberdade.

O importante é mostrar quais dores dessa paciente o seu trabalho ajudou a resolver. 

Reforce autoridade

Os resultados positivos do tratamento só foram alcançados por causa dos seus estudos e da sua prática em Estética, não é? 

Por isso, no storytelling, lembre-se de se posicionar de forma clara como a heroína da história. Mostre todo o seu conhecimento a respeito da afecção do paciente e das condutas clínicas que podem ser aplicadas no caso. 

A autoridade é um dos principais gatilhos mentais capazes de influenciar as pessoas na tomada de decisão. Sendo uma referência na área, você passa credibilidade aos seus seguidores, aumentando a chance de procurarem tratamento com você.

Seja real

De nada adianta passar emoção se o relato não for verídico ou, então, se você tiver exagerado os fatos. Afinal, os pacientes acabam esperando que aquele mesmo resultado mostrado no antes e depois de outra pessoa seja atingido no seu tratamento.

Padronize as fotos de avaliação, mantendo a mesma postura corporal no antes e depois. Além disso, fundo neutro (de preferência preto) e uso de flash padronizado são alguns dos cuidados que você ter para ser preciso no registro de antes e depois, segundo os ensinamentos do Dr. João Tassinary no texto 5 cuidados que você deve ter ao fazer fotos de antes e depois.

Divulgue os resultados do tratamento com sinceridade. Não existe motivo para fingir algo que você não vai conseguir entregar, não é?

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Esteja de acordo com as diretrizes do seu conselho

Conselhos profissionais regem cada área de atuação. Em algumas profissões, as diretrizes proíbem que você divulgue resultados nas redes sociais sob risco de denúncia.

Então, certifique-se de que o conselho profissional da sua área permite fotos de antes e depois antes de qualquer divulgação. Caso sim, procure quais são as condutas que precisam ser seguidas.

Obviamente, o paciente precisa ser consultado antes. Muitos podem sentir desconforto em ter a vida exposta, por isso é importante ter autorização. Para manter o anonimato do paciente, cubra os seus olhos e omita o nome. Mesmo assim, ele deve aprovar a divulgação. 

Respeite as regras de comunidade

Além do conselho profissional, cada rede social segue as suas próprias regras de comunidade.

Em 2021, o Pinterest passou a proibir anúncios com textos ou imagens sobre perda de peso. Já no Facebook e Google Ads, imagens que sugerem perda de peso ou falsas promessas de resultados milagrosos podem não ser aceitos. Anúncios como “5 dicas para perder toda a gordura localizada” também têm a chance de resultar em bloqueio da conta.

Por isso, procure quais são as diretrizes da rede social que você pretende usar para divulgação, e siga elas. 

Mantendo-se fiel a esses 5 passos, divulgar os resultados dos tratamentos estéticos feitos na sua clínica pode ser muito eficaz na hora de atrair novos pacientes.