Não é de hoje que a vida real inspira o que se passa na telinha. E quando se fala de empreendedorismo e de batalhas diárias para alcançar o sucesso, não é diferente. Histórias reais ou fictícias podem inspirar quem empreende e motivar quem deseja tirar uma ideia do papel. Então, filmes e séries podem te ajudar neste processo.

Por isso, eu preparei uma lista de séries que retratam o empreendedorismo e que você precisa assistir. Prepara a pipoca e o seu lugar no sofá!

Dinastia

Filha de pai rico não precisa lutar por um lugar ao sol, certo? Para a personagem Fallon Carrington, essa máxima está errada! Além da jornada da socialite — que sonha em construir um império de negócios para mostrar que seu valor vai além do sobrenome de peso —. Dinastia é o drama de uma família milionária.

A história é repleta de conflitos entre a alta sociedade envolvendo trapaças, crimes fiscais, assassinatos, mentiras, política, traição, herança, romances improváveis e, acima de tudo, muita disputa por poder. 

Supermães

Essa é uma série para rir, chorar e refletir sobre decisões pessoais e profissionais. Supermães conta o dia a dia de Kate, Anne, Jenny e Frankie, quatro amigas de núcleos familiares muito diferentes, mas unidas pela maternidade. 

As personagens lidam com decisões diárias que envolvem a tentativa de equilibrar carreira, maternidade e relacionamentos. Conforme a trama se desenvolve, apresentam-se ao público as dificuldades e a montanha russa de emoções que as quatro mulheres encaram em um mercado de trabalho acirrado. 

LEIA TAMBÉM: 3 ferramentas para potencializar as vendas no Instagram

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Falando em mulheres empreendedoras, não posso deixar de fora a história de Madam C.J. Walker. A série é inspirada na história real da primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos.

A obra retrata as dificuldades de Madam Walker como mulher negra tentando criar uma empresa nos anos 1900. Ela construiu uma linha de produtos especializados para cabelos afro. Seu objetivo, antes de mais nada, era resgatar a autoestima e promover a aceitação do próprio cabelo.

A série mostra desafios reais de empreendedores: os primeiros clientes, dificuldade em conseguir investimentos e a mistura da vida pessoal com o negócio. Entretanto, a protagonista precisava, por conta dos desafios do mercado, mudar e a inovar seus produtos e negócios para fidelizar seus clientes.

Suits

A série se passa em um escritório de advocacia e é repleta de reviravoltas típicas (ou nem tanto) do mundo dos negócios. Os personagens principais mostram como o poder, a inteligência e a habilidade de prever reações são importantes na hora de fechar um contrato e de dirigir uma empresa.

Mike Ross é um garoto que abandonou a faculdade de Direito mas, ainda assim, é brilhante, e consegue uma entrevista com o respeitado advogado Harvey Specter. Quando o advogado percebe o talento do jovem, Harvey o contrata e, juntos, formam uma dupla imbatível. 

A série ressalta que por trás de todo caso de sucesso há uma pessoa que enxerga possibilidade onde todos veem obstáculos. Mostra, ainda, que autoconfiança e uma equipe coesa são fundamentais para o avanço dos negócios.

Breaking Bad

A série conta a história do professor de química Walter White, que, ao descobrir um câncer, utiliza seus conhecimentos para produzir metanfetamina com a ajuda de seu ex-aluno, o traficante Jesse Pinkman.

Aspectos legais à parte, a série aborda alguns desafios frequentes para empreendedores, como gestão de qualidade, concorrência, produtividade e segredo industrial, por exemplo.

Ainda ressalta a realidade de diversos profissionais, como a de fabricar o melhor produto do mercado, mas não ter a habilidade de empreender. A maior parte das tentativas de White são frustradas porque ele não sabe vender.

Além disso, é interessante observar como o protagonista se reinventa ao encontrar um novo uso para um conhecimento que dominava muito bem. 

LEIA TAMBÉM: 5 cuidados que você deve ter ao fazer fotos de antes e depois

E então, se interessou por essa seleção de séries que inspiram o empreendedorismo? Bora fazer a pipoca!