Você já teve a impressão de que o Instagram não entrega seu conteúdo para toda a sua base de seguidores? Ou, já ficou pensando em como conteúdos do seu interesse aparecem na aba ‘Explorar’? Neste artigo, vamos entender como a rede social decide quais posts são priorizados dentro da plataforma de acordo com os algoritmos.

Conteúdos dependem dos hábitos de interação

O Instagram surgiu, em 2010, para ser um álbum de fotos instantâneas, que apresentava as publicações para os usuários de forma cronológica. Esse formato seguiu até 2016, quando, com o crescimento da plataforma, se tornou insustentável entregar todos os conteúdos para todos os usuários, o que causou uma experiência de navegação ruim. 

A partir daquele ano, o Instagram passou a priorizar as “meaningful relationships”, em português “relações com significado”, e entregar conteúdo para pessoas próximas, por meio de algoritmos (sequência de códigos). Os algoritmos funcionam com base nos parâmetros definidos pela própria plataforma e de acordo com os sinais sociais de cada usuário. Ou seja, de acordo com aquilo que cada usuário mais consome na rede.

LEIA TAMBÉM: Instagram: 5 recursos que seus pacientes vão amar

A maioria das pessoas tentava entender como funcionavam os códigos do Instagram para performar melhor na rede. Até que, neste ano, o diretor da plataforma, Adam Mosseri, esclareceu que não se trata de um algoritmo, mas sim de vários, que captam os sinais sociais dos usuários.

Entenda como os algoritmos definem o que você vê

Antes de mais nada, existem quatro subcanais dentro do Instagram. Veja a lógica dos algoritmos de cada um deles.

Feed e Stories

A plataforma entende que nessas ferramentas as pessoas querem se comunicar com quem conhecem. Os algoritmos do feed e dos stories consideram centenas de critérios (ou os chamados sinais sociais), como curtidas, comentários, cliques na foto do perfil e salvamentos.

Assim, o Instagram te mostra o que ele acredita que você vai gostar. Sobre o que você posta, o aplicativo analisa informações sobre o post, como o número de curtidas, horário da publicação e, quando possível, a localização em que foi feito. A partir dessas informações, o conteúdo é entregue aos seus seguidores que tenham hábitos correspondentes. 

Por exemplo: uma postagem sobre procedimentos faciais tem grande chances de aparecer para usuários que costumam interagir com conteúdos sobre skincare. 

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para manter a sua clínica de Estética em tempos de pandemia

Reels

De acordo com a própria rede social, o objetivo do reels é proporcionar diversão. Por isso, os vídeos curtos estão em destaque na plataforma por conta da principal rede social concorrente: o Tik Tok. O Instagram quer que o usuário assista ao reels até o final, considere aquele vídeo divertido e se inspire nele para criar o seu próprio conteúdo. Seja reproduzindo áudios ou músicas de vídeos virais.

É interessante ter atenção aos estilos e formatos de vídeos que mais aparecem no seu reels, pois tratam-se de trends (tendências) que costumam ter mais alcance. A partir delas, você pode criar seus próprios vídeos para a área da Estética. 

Explorar

A seção ‘Explorar’ é uma curadoria de conteúdos baseada no comportamento de cada usuário. Nesta aba, o Instagram escolhe, entre usuários que ainda não estão na sua base, o que pode ter significado para você. Assim, a plataforma incentiva novas conexões.  

A plataforma define um conjunto de fotos e vídeos semelhantes aos que estão no seu feed e nos seus stories e compõe a sua aba ‘Explorar’. Os reels também são entregues a você desta maneira. 

Conclusão

Portanto, o Instagram utiliza os seus sinais sociais para definir conteúdos que podem ser do interesse de cada usuário. Essa é uma estratégia para promover novas conexões. O usuário utiliza mais tempo a rede social e, assim, aumenta a visibilidade de anúncios.

Tendo em vista que os aplicativos do Grupo Facebook se monetizam por meio da entrega de anúncios aos usuários, quanto mais tempo os usuários permanecerem na rede social, mais o Instagram ganha.