O Primal Branding, ou Branding Primitivo (na tradução livre para o português), foi criado por Patrick Hanlon para guiar estratégias focadas no desenvolvimento sólido de uma marca. Hanlon, que atua na consultoria de marcas, pesquisou o que as grandes marcas fizeram para se perpetuar na história.

Seu objeto de estudo foram as religiões. Antes de mais nada, as religiões são exemplos perfeitos de “marcas” que perpetuaram suas crenças e histórias, e até hoje movem multidões e encantam novos seguidores. Nesse sentido, a partir do estudo, Hanlon elencou elementos identificados nas religiões que se assemelham à atuação de empresas ou grandes marcas. 

O método Primal Branding elenca 7 itens como elementos essenciais que devem fazer parte de um sistema de marca. Efetivando os elementos, a empresa desenvolve uma expansão sólida da sua marca, crenças e objetivos.

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Conheça os 7 elementos do Branding Primitivo:

História de criação – Lembre que as pessoas se conectam com histórias, especialmente àquelas que remetem à origem. O primeiro pilar do Primal Branding remete a história de como uma marca começou. Ela deve ser apresentada como se fosse uma lenda. Antes de tudo, a história de criação é um ponto específico do seu enredo. Já o storytelling, engloba narrativas sobre diversos momentos da trajetória da sua marca.

Crenças – Transmita para o seu público aquilo que você acredita. Isso pode ajudar a sua marca a se diferenciar no mercado e fazer com que as pessoas lembrem da sua empresa por acreditarem nas mesmas coisas que você. 

Ícones – São símbolos de fácil identificação, como sua logo, o seu rosto, sua clínica, gestos. Portanto, esses ícones devem corresponder à essência da sua marca e transmitir a sua mensagem por meio da imagem.

Palavras sagradas – São os mantras da sua clínica. Como, por exemplo, na Estética Experts se utiliza o “estuda que dá sorte”; desde que se definiu esse conceito, os alunos remetem o trevo da sorte à marca da empresa. São palavras exclusivas que conectam com os ícones da sua marca. 

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Rituais – É a repetição de ações que ajudam a fixar a sua marca na mente do seu paciente. Por exemplo, rituais de mídia como lives ou postagens em dias específicos, ou rituais de atendimento com um padrão de recepção ou etapas no atendimento. 

Descrentes – Assim como as religiões possuem os descrentes, a sua marca também pode ter as forças antagonistas que não acreditam na sua mensagem ou naquilo que você oferece. Basicamente, são pessoas ou forças que você combate para fortalecer a sua marca.

Líder – Trata-se de quem reúne todos os aspectos acima e os coloca na prática. O líder da sua clínica de Estética é você. 

Conclusão

Portanto, é importante lembrar que nem sempre todos os itens do Branding Primitivo vão aparecer separadamente em sua marca. Um deve se conectar com o outro para fixar a sua ideia de negócio na mente dos seus pacientes. 

O método Primal Branding visa, afinal, o desenvolvimento sólido das marcas para formar comunidades que acreditam na sua empresa.