A Black Friday já se consolidou como uma das principais datas do varejo e serviços e reúne ofertas e descontos especiais. Originalmente criada nos Estados Unidos após o Dia de Ações de Graças, a data ganhou muita popularidade no Brasil e se consolidou como um dos eventos que mais movimenta a economia. 

No Brasil, diversas empresas diversificam a data e transformam em “Black November”, oferecendo um mês inteiro de preços especiais, ou então “Black Week”, com descontos durante uma semana. 

O fato é que estamos acostumados a ver descontos de 50%, 60% ou até 70% em produtos. E essa estratégia funciona para rotatividade de estoque e também pelas vendas em grande volume. Mas, como ficam as empresas que trabalham com serviços, como clínicas de Estética? 

Black Friday de serviços

Já falamos por aqui que baixar os preços quando se trata de serviços não é vantagem para o empreendedor. Eles dependem de mão de obra dos profissionais. Assim, você não tem como baixar a margem de lucro, como acontece com os produtos. 

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Isso também não quer dizer que você precisa ficar de fora da Black Friday. Pelo contrário. Você pode e deve aproveitar essa grande procura por preços mais baixos. Mas como fugir do prejuízo? 

Uma das estratégias é: em vez de vender vários procedimentos a preços menores, sob o risco de não dar conta de atender todos no mesmo dia, ofereça um número limitado de vouchers a preços especiais (sempre considerando a sustentabilidade do seu caixa) para que o agendamento seja marcado ao longo do mês (ou do período que você determinar).

Assim, você consegue organizar sua agenda com clareza e ainda pode preparar atrativos para que o paciente do voucher se interesse por outros tratamentos. 

E se você também vende produtos, outra alternativa é analisar a quantidade de produtos no seu estoque e a data de validade. Você pode montar kits de skincare e oferecer desconto. Essa é uma forma de atrair pacientes para sua clínica. Dessa forma, você apresenta o seu espaço e serviços complementares para àqueles produtos. 

Outra estratégia interessante é oferecer bônus junto ao seu serviço. Promova algum dos seus tratamentos como, por exemplo, drenagem linfática. Ao comprar a drenagem, a paciente recebe de bônus um creme.

O que NÃO fazer na Black Friday

  • Baixar o preço, sem calcular os ganhos e custos;
  • Vender serviços em grande quantidade para compensar a diminuição da margem de lucro.

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Diferença entre promoção de produto e serviço

O produto é a mercadoria colocada à venda no comércio, que, normalmente, tem prazo de validade. Por exemplo: cosméticos e alimentos. A margem de lucro dessa categoria pode ser alterada e compensada com a venda em grande quantidade. Por isso, a Black Friday se torna rentável para a maioria dos comércios. 

Já no setor de serviços, que inclui clínicas de Estética, o produto vendido é algo intangível oferecido por uma empresa para outra empresa ou para o consumidor final. Prestadores de serviços dependem do seu rendimento ou do rendimento da sua equipe para pagar os custos fixos e variáveis e gerar lucro. 

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Assim, torna-se menos rentável criar ou participar de promoções, uma vez que além de assegurar a qualidade dos recursos clínicos (que demandam altos investimentos), o profissional da Estética ainda tem uma capacidade de trabalho limitada pelo tempo disponível. 

Por isso, invista em promoções apenas quando perceber que essa estratégia trará benefícios para a sua empresa.