Um calendário de conteúdo nada mais é que um planejamento de todas as publicações em todos os seus canais de mídia social. Este recurso faz parte do processo de produção, desde a ideia até a data de publicação. Além de organizar o fluxo de postagens e de criações, o calendário pode ajudar você na otimização de tempo e energia em longo prazo. 

Com o calendário de conteúdo, você evita que os assuntos se repitam, ou então possibilita que sejam trabalhados de forma diferente quando reaproveitados. O calendário também permite planejar e gerenciar sua produção.

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Você terá muitas opções a levar em consideração ao personalizar ou atualizar o próprio calendário da sua clínica. Por exemplo, incluir ou não em datas comemorativas gerais e quais utilizar, como se posicionar, quantos dias por semana postar, quais formatos e quais mídias (blog, redes sociais, listas de transmissão e/ou e-mail marketing).

Os calendários de conteúdos podem ser organizados em diferentes formatos e até plataformas, como planilhas, a ferramenta Agenda do próprio Google ou uma ferramenta de gestão de conteúdo. O Facebook/Instagram, por exemplo, oferece a ferramenta Meta Business Suite. Ela conta com um planejador de conteúdo, que sugere horários e dias de publicação, conforme o comportamento dos seus seguidores. 

Por que você precisa de um calendário de conteúdo?

Planejar conteúdos semanais, mensais ou até anuais para seus diferentes canais de marketing. Um calendário para sua clínica pode te ajudar com:

Organização de conteúdo: você cria uma rotina de criação e publicação de conteúdo com otimização de tempo. Você terá cronogramas e prazos definidos tanto para criação quanto para publicação.

Evitar a síndrome da folha em branco: você não terá mais a desculpa de não postar porque não conseguiu criar nada. Você já terá o conteúdo pronto e dará adeus aos bloqueios criativos.

Relatórios de conteúdo: verificar qual dia da semana, qual tipo e formato de conteúdo que mais engaja nas suas redes sociais. Assim, você consegue medir o seu desempenho e ajustar aquilo que não está de acordo. 

Publicações consistentes: o calendário de conteúdo ajuda a manter uma constância de publicações. Depois de assumir o compromisso de publicar em determinados dias, dificilmente você vai quebrar essa “promessa” com seu público. 

Passos para o calendário de conteúdo

  • Planejamento: determine o período do calendário (semanal, mensal, trimestral, anual).
  • Canais de publicação: defina em quais canais você vai estar e quantos você vai conseguir administrar com compromisso e constância. 
  • Linha editorial: determine temas abordados no seu perfil. Crie sua própria linha editorial conforme o seu conhecimento e com o que você pretende atrair o público. 
  • Eventos e programações: fique atento a datas comemorativas que combinem com a Estética, feriados nacionais e, também, alta temporada para seus tratamentos. 
  • Frequência: defina seu calendário de acordo com a quantidade de publicações que você consegue produzir. Não é necessário postar todos os dias, mas é preciso constância.

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Por fim, experimente criar o seu.