As lives se popularizaram, principalmente, em 2020, no início da pandemia.  Além de aproximar pessoas durante o isolamento social, as lives de vendas também se tornaram uma ferramenta para marcas, que já integra estratégias de marketing em diversas áreas. 

E, esse fenômeno chegou para ficar. Conforme o estudo realizado pela Cisco, até 2021, 82% do tráfego na internet será gerado pelos vídeos; dessa porcentagem, 13% serão lives.

Nas chamadas shopstreaming ou live de vendas, as marcas apresentam seus produtos ou serviços e formalizam a venda durante a transmissão. Depois, as empresas utilizam as redes sociais para combinar formas de pagamento e agendar a retirada da encomenda. Em caso de serviço, os agendamentos também são confirmados após o streaming. 

Agora, você já sabe que as lives podem ser favoráveis (e muito) para o seu negócio. Mas por onde começar?

Primeiros passos para criação do roteiro para live:

Divulgue a live 

Publique em todas as redes sociais e canais de comunicação sobre a data, o horário e o tema da live. Certifique que os seus seguidores saibam sobre o seu evento online. Envie lembretes e utilize a ferramenta de contagem regressiva dos stories do Instagram para lembrar da transmissão. Por exemplo, publique faltando 5 dias, depois 3 dias, e assim por diante. Mas cuidado para não ser insistente e perturbar seus pacientes, ok?

Faça um script do que vai acontecer

Não precisa decorar um texto e planejar cada palavra. Até porque, assim, pode parecer algo artificial. Mas, você pode ter um guia com tópicos do que precisa ser abordado e apresentado durante a transmissão. Liste a ordem dos serviços ou produtos que você quer ofertar, isso facilita o seu fluxo de vendas. 

Promessa

Contextualize sobre o que é a live. Neste caso, sobre vendas de quais produtos e serviços. Os primeiros minutos da live são essenciais para chamar a atenção do público e, aproveite para fazer uma promessa ou surpresa, que será revelada mais para frente. Dê motivos para que as pessoas sigam com você até o fim. 

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Planejamento de produtos e serviços

Antes da live, defina quais são os produtos e serviços que você vai apresentar durante a transmissão. Escolha produtos disputados na sua clínica. Analise e identifique aqueles com maior e menor saída, a partir de compras passadas, e planeje boas ofertas. 

Defina um apresentador e moderador

Além das vendas, a live também pode ser uma oportunidade para tirar dúvidas de pacientes. Por isso, se você não der conta de apresentar e ler mensagens ao mesmo tempo, peça ajuda de um colaborador da sua clínica. Assim, você pode se preocupar em apresentar o produto ou serviço, e seu ajudante pode moderar os comentários, registrar as vendas e trazer as dúvidas para você responder. 

Cenário 

Organize um espaço na sua clínica que seja bem iluminado e sem ruídos sonoros para entregar uma live de qualidade. Um ambiente muito decorado ou com bagunça pode tirar a atenção de quem assiste. Por exemplo, a live também pode ser uma oportunidade de apresentar o seu espaço para quem ainda não conhece a clínica presencialmente.

Qualidade da transmissão

Falhas no vídeo e no áudio podem prejudicar o sucesso da sua live. Por isso, garanta equipamentos de qualidade e uma boa conexão de internet para evitar transtornos. 

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Tenha modelos 

Quando se trata de serviços, você precisa demonstrá-los durante a transmissão. Por isso, tenha modelos para aplicar as técnicas e explicar quais são os procedimentos e por que eles são necessários. Com a demonstração de tratamentos, o público tende a confiar ainda mais no seu trabalho e, consequentemente, comprá-lo com você. 

E aí, está preparado para realizar uma live de vendas na sua clínica de Estética?