Você conhece o Instagram for Business? Nada mais é do que uma configuração que transforma o seu perfil pessoal em uma conta comercial no Instagram. O recurso está disponível para qualquer usuário da rede, e é muito eficaz no marketing de uma empresa. 

O primeiro passo para aproveitar os benefícios desse tipo de página é mudar a sua conta para um perfil comercial. E esse uma tarefa muito simples, que eu vou te ensinar agora!

  1. Na sua página pessoal, clique em “Editar perfil”;
  2. Clique em “Mudar para conta profissional”;
  3. Escolha a alternativa que descreve o seu perfil, como “Produto/Serviço” ou “Empresa”;
  4. Escolha se quer deixar a categoria pública ou não;
  5. Caso ainda não seja, deixe a sua conta pública.

Pronto! Agora eu vou te mostrar alguns recursos e benefícios dessa ferramenta. A seguir, deixo um passo a passo de como usar cada um deles para crescer o seu alcance orgânico no Instagram.

Trace o perfil dos seus seguidores

Uma das principais vantagens de ter uma conta comercial no Instagram é poder ver informações de perfil dos seguidores. Assim, conseguimos organizar as publicações conforme o tipo de público. Consequentemente, o conteúdo é mais qualificado, e o engajamento aumenta.

Veja os melhores horários para postar na sua conta comercial do Instagram

Alguns horários e dias da semana têm um engajamento maior. Por outro lado, outros são praticamente mortos em termos de engajamento.

Se você tem uma conta comercial no Instagram, é possível visualizar os melhores horários de audiência nas informações da página. E é bem fácil: 

  1. Clique nas três linhas horizontais que ficam no canto superior direito do seu perfil (Instagram Insights); 
  2. Vá até a opção “Informações”; 
  3. Clique no item “Seu público”.

Esse recurso mostra diversas informações a respeito dos seguidores, inclusive os horários de pico de acesso à rede social. Assim, é possível fazer publicações nos momentos de maior engajamento. 

Homens ou mulheres? De qual idade?

É muito importante conhecer o seu público-alvo. A mesma ferramenta do Instagram Insights tem dados muito importantes para moldar o seu conteúdo, tais como: a média de idade dos seus seguidores e a porcentagem de homens e mulheres que seguem a sua conta.

Esses dados podem ser usados para auxiliar nas postagens criadas. Se o seu público é, em maior parte, composto por mulheres com mais de 30 anos, você pode falar sobre rejuvenescimento facial, por exemplo.

Descubra onde estão os seus seguidores 

Outro fator que pode auxiliar na hora de definir quando publicar o seu conteúdo é a localização dos usuários que seguem você.

Se a sua conta tem seguidores que se concentram muito em uma cidade ou estado, você pode, até, construir postagens direcionadas às características da localidade. Caso a maior parte do seu público more em Recife, por exemplo, monte uma publicação que aborde o uso de peelings químicos em regiões muito quentes. 

Esses dados também podem ser visualizados lá no Instagram Insights seguindo os mesmos passos que deixei para verificar os horários de acesso.

Confira o engajamento do público da sua conta comercial

Um recurso muito interessante que o Instagram for Business oferece é visualizar como os seus seguidores interagem com o que é postado na sua página. Você consegue ver quantas vezes a sua publicação foi salva ou enviada para outra conta, quantas pessoas foram alcançadas com determinado post, quantos seguidores você ganhou por causa dele, e muito mais!

E é bem fácil: abaixo da imagem ou vídeo que foi postado no feed, existe a opção “View Insights”. Clicando nela, todas essas informações que mencionei aparecem.

Esses dados também podem ser vistos no que você postou nos stories. Abrindo ele, ao lado das pessoas que visualizaram, é possível ver as três colunas que indicam o Instagram Insights.

Use botões interativos

Também é possível colocar no seu perfil alguns botões que direcionam o usuário ao seu e-mail ou telefone de contato, facilitando muito o processo de conversa entre você e os seus seguidores. 

Para contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores, existe a opção de colocar, nos stories, um link que direciona as pessoas a outra página ao clicar na tela e deslizar para cima. Esse recurso pode ser usado da seguinte forma:

  1. Adicione uma imagem ou vídeo aos seus stories;
  2. Clique no ícone que se encontra à esquerda do botão que adiciona figurinhas;
  3. Opte por uma das opções, como “Loja” ou “Link da web”, e coloque o link correspondente.

O Instagram é uma rede social muito eficaz quando o assunto é divulgar o seu trabalho, mas muitas ferramentas importantes para isso não estão disponíveis em uma conta pessoal.

Logo, optar pelo perfil comercial para aproveitar os diversos recursos que ele traz é uma ótima maneira de aumentar o seu engajamento e trazer mais qualidade ao conteúdo da sua página.