Cada cor desperta uma reação diferente nas pessoas, impactando de forma positiva ou negativa. É o que revela o estudo Psicologia das Cores, que também identifica como as mesmas influenciam o cérebro em emoções, sentimentos e desejos. Por isso, ao ver a atuação das cores na publicidade, na moda, em quadros ou até em sinalizações de trânsito, somos impactados de alguma maneira.
O poder das cores é tão grande que aprender seus significados pode ajudar nos resultados do seu negócio. Se utilizadas de maneira correta, elas podem transmitir a mensagem da sua marca de forma mais assertiva para o seu público-alvo. Por exemplo, veja em números como as elas influenciam:
- 92,6% das pessoas afirmam que o aspecto visual (cor, design, forma) é o fator de influência número um que afeta a decisão de compra (quando comparado a outros fatores, como gosto e cheiro).
- A cor pode melhorar a leitura em 40%, o aprendizado de 55 a 78% e a compreensão em 73%.
* Dados de uma pesquisa realizada pelo site Quicks Prout.
Como aplicar a Psicologia das Cores na sua marca?
O ideal é não generalizar na escolha das cores. As reações podem variar de pessoa para pessoa. Faça testes com o seu público e observe a relação das cores com a mensagem que deseja transmitir.
Por exemplo, ao promover descontos, combinações de amarelo, vermelho e laranja costumam funcionar. Mas, você precisa verificar se essas cores combinam com a sua clínica e com os seus pacientes.
LEIA TAMBÉM: 3 ferramentas para potencializar as vendas no Instagram
Por influenciarem diretamente na decisão final de compra, as cores devem estar presentes nas estratégias da sua empresa: seja no anúncio das redes sociais, na embalagem ou até na logo da sua clínica.
Emoções mais comuns associadas a cada cor
Entender cada cor e qual emoção ela pode despertar é essencial para a sua estratégia de escolha. Veja quais são as emoções mais comuns despertadas por cada cor:
Como as principais marcas utilizam as cores?
Grandes marcas usam a Psicologia das Cores de forma estratégica em suas campanhas. O objetivo? Gerar emoções, impactar as pessoas e fortalecer a marca. Vamos ver alguns exemplos:
Se eu pedir para você imaginar um refrigerante para matar a sua sede, qual a cor que vai surgir na sua cabeça? Provavelmente, vermelho, se você pensou na Coca-Cola.
E se você estiver com pressa na rua e precisa de uma refeição prática e rápida? Com certeza você pensou em um M grande e amarelo (McDonald’s).
Ou então, se você quer assistir à sua série favorita ou a algum filme aleatório? Você já deve ter visualizado um N vermelho na sua mente (Netflix).
Livros e referências
Diversos livros tratam sobre o assunto e podem te auxiliar na definição da sua estratégia.
Uma sugestão é o livro A Psicologia das Cores no Marketing, de Cristiane Thiel. A obra visa, então, auxiliar empreendedores e profissionais de diversas áreas na hora de escolher as cores de um logo, website e até mesmo de roupas.
Outro autor que fala sobre as cores é o psicólogo americano Robert Plutchik. Ele propôs um modelo, em 1980, para descrever como as emoções estavam relacionadas com as cores. Conforme ele, oito emoções bipolares primárias: alegria vs tristeza; raiva vs medo; confiança vs repulsa; e surpresa vs antecipação.
Apesar de ainda não termos livros do autor traduzidos para o português, na internet você pode encontrar o modelo criado por Plutchik e verificar a relação das cores com as emoções e suas variações.
LEIA TAMBÉM: 5 cuidados que você deve ter ao fazer fotos de antes e depois
Então, já sabe o que as cores da sua marca transmitem?