Tráfego pago nada mais é do que a estratégia de investir em plataformas como Facebook e Instagram para deixar o seu conteúdo em destaque. Assim, é possível acelerar o crescimento da sua marca, destinando o conteúdo a pessoas que podem ter verdadeiro interesse nele. 

Porém, quando estamos começando a divulgar no meio digital, o processo de criar anúncios pode ser bastante confuso. Por isso, eu separei algumas dicas sobre tráfego pago para fazer o seu negócio crescer.

Por que investir em tráfego pago?

O tráfego pago pode ser uma excelente ferramenta quando, além do tráfego orgânico — que é o conteúdo que você publica gratuitamente — você resolve investir para, assim, acelerar o processo de engajamento com o seu conteúdo.

E quando é indicado usar o tráfego pago? Quando você quiser:

  • Divulgar ações específicas, como o lançamento de um novo serviço ou uma condição especial da clínica;
  • Conseguir visibilidade mais rápido;
  • Aumentar a taxa de seguidores que se convertem em pacientes.

Como criar anúncios

O processo, na verdade, é mais simples do que você imagina.

O primeiro passo é acessar o Gerenciador de Negócios, que pertence à Meta, empresa que tem o domínio de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Nessa página, você pode criar uma campanha de anúncios, gerenciar mais de um anúncio ao mesmo tempo e também verificar o desempenho das campanhas. 

Vamos falar especificamente sobre o processo de criação.

Em primeiro lugar, acesse o Gerenciador de Anúncios. Selecione as três barras que se encontram no canto superior esquerdo e, então, clique em “Gerenciador de Anúncios”.

Na tela principal, clique em “Criar”. Assim, é possível selecionar as configurações básicas desse novo anúncio. Vou especificar as principais categorias dos anúncios.

Objetivos

O que você busca alcançar com o anúncio? Qual é a sua meta? É sobre isso que você deve refletir na hora de definir o objetivo da divulgação.

Basicamente, existem três principais categorias nas quais o anúncio pode se encaixar:

  • Tráfego: escolhendo esse objetivo, você busca direcionar as pessoas para um destino, como o seu ou o WhatsApp. Por exemplo: um grupo no Whats.
  • Engajamento: opte por esse objetivo quando você quiser aumentar o engajamento em alguma publicação, obter mais mensagens, e por aí vai. Por exemplo: um vídeo no qual você fala de uma nova técnica que você aprendeu. 
  • Vendas: aqui, o objetivo é que as pessoas se interessem pelo seu serviço a ponto de fechar tratamento ou comprar algum produto. Por exemplo: uma campanha com desconto.

Orçamento

Quanto você quer investir no anúncio? 

Nessa categoria, você pode optar por “Orçamento total” ou “Orçamento diário”. Em “Orçamento total”, a campanha não gastará mais do que o valor que você definiu. Já em “Orçamento diário”, o gasto pode ser maior em alguns dias e menor em outros, mas mantendo um orçamento diário médio.

Público

Aqui, você define quem poderá ver o que você está divulgando. Dessa forma, a ferramenta mostrará o anúncio a quem está mais propenso a achar o conteúdo relevante.

As principais opções de público são:

  • Públicos Básicos: nessa categoria, você pode definir variáveis como idade, interesses, cidade, etc.;
  • Públicos Personalizados: o anúncio é direcionado para quem já teve algum tipo de contato com o seu negócio. Você pode subir listas de e-mails e telefones, por exemplo;
  • Públicos Semelhantes: aqui, você consegue alcançar pessoas que têm interesses parecidos com os dos seus melhores pacientes. 

DICA DE LEITURA: Concorrente copia tudo que eu faço. E agora?

Localização

Em “Localização”, você define em quais países, regiões ou cidades que o seu anúncio irá rodar. Opte por “cidade” ou “região” caso queira ter novos pacientes, por exemplo.

Posicionamento

Essa categoria é dividida em dois tipos: “Posicionamento Advantage+” e “Posicionamentos manuais”.

A diferença entre eles é que, em “Posicionamento Advantage+”, a ferramenta irá direcionar o seu anúncio de acordo com o local em que é mais provável que o desempenho seja melhor.

Por outro lado, em “Posicionamentos manuais”, você pode definir se o anúncio irá para o feed, para o reels, para os stories, e por aí vai.

Definição da mídia 

Essa categoria tem o objetivo de definir o formato do anúncio, sendo as principais opções vídeo, imagem ou carrossel. Então, é só escolher aquela que se encaixa com o anúncio que você criou. 

Texto do anúncio

Por fim, digite o texto principal do seu anúncio, que irá aparecer na maior parte dos posicionamentos. Nessa parte, você pode dar uma breve explicação sobre o seu negócio ou produto que está divulgando.

É recomendado utilizar 125 caracteres ou menos, então, não prolongue muito a escrita.

Definidas as variáveis, é só publicar ou salvar o anúncio como rascunho, então. Que tal colocar essas dicas em prática?