A internet faz parte do cotidiano da maior parte da população mundial. Pesquisas indicam que o Brasil é o segundo maior país consumidor de redes sociais. Em 2019, passamos, em média, cerca de 3 horas e 45 minutos conectados diariamente. Isso significa muito campo para o marketing digital.

Com nossas vidas tão ligadas ao mundo da web, divulgar produtos e vender pela internet é um caminho sem volta. Apesar da aparente facilidade em vender online, existe algo que é capaz de anular a sua credibilidade de uma marca: confundir marketing digital com panfletagem digital.

Afinal, como evitar essa confusão? 

O primeiro passo é entender o que é o marketing digital e como ele funciona.

O marketing digital é um meio de promover serviços e produtos através da internet. As redes sociais, os e-mails e os sites, por exemplo, nos conectam com os potenciais pacientes/clientes e, às vezes, nos permitem fechar negócio.

Conexão com o público

Com o passar dos anos, a busca por conteúdo de qualidade tem sido a preocupação nº 1 dos consumidores. Cada vez mais o público quer saber sobre o produto e sobre a marca que está vendendo.

Um levantamento feito pelo NZN Intelligence mostra que 81% das pessoas fazem pesquisas online antes de realizar uma compra. Logo, fica claro como é importante oferecermos um conteúdo relevante.

Um exemplo que podemos analisar é o da ação de lançamento da cerveja Puro Malte, da Skol. A marca rastreou comentários negativos sobre seus produtos nas redes sociais e enviou um amostra do novo produto para esses internautas.

A ação queria aproximar a marca do seu público-alvo, independentemente do que eles pensassem dos outros produtos Skol.

Marketing digital gera confiança

Um dos ativos mais importantes de uma marca é a confiabilidade. E isso só acontece quando a marca tem presença digital, sendo vista de forma positiva pelo público.

A experiência que você demonstra ter, os resultados dos seus tratamentos e o tempo que é investido em qualificação são pontos essenciais para garantir autoridade na Estética.

Portanto, divulgar o sucesso dos seus procedimentos (de acordo com as orientações do seu conselho profissional, é claro) e disponibilizar os seus títulos acadêmicos nas redes sociais e na sua clínica são estratégias muito importantes.

Marketing digital educa o público

Para que o seu público identifique uma necessidade ou desperte o desejo em relação ao seu serviço, ele precisa entender como o seu trabalho funciona e quais benefícios oferece. Um exemplo muito recente está acontecendo no mundo financeiro. 

O PIX, uma nova forma de pagamentos instantâneos, trouxe a promessa de agilizar as transações financeiras. Diante das dúvidas de muitos consumidores, os bancos aproveitaram para gerar conteúdo explicando o funcionamento deste novo método. Nos últimos dias vi muitas lives com executivos para responder questionamentos e esclarecer as funções do PIX.

Na área da Estética, oferecer conteúdos didáticos sobre os procedimentos e afecções é uma forma de ajudar o público. Agora, durante o verão, por exemplo, você pode falar sobre o tratamento de gordura. Por exemplo:

  • Uma publicação sobre os efeitos das ondas sonoras no tecido adiposo;
  • Um stories sobre a importância de seguir uma dieta durante o tratamento;
  • Uma live com uma nutricionista para sanar as dúvidas dos seus pacientes.

Não confunda com panfletagem digital!

Sabe quando você caminha três quadras em uma avenida e recebe dezenas de panfletos que, quase sempre, vão direto para o lixo? Não é por nada que muitas pessoas nem aceitem esse tipo de divulgação na rua. E a panfletagem digital também é assim.

Eu vejo muitos profissionais que estão começando no marketing digital exagerando nos apelos de compra. São aqueles que anunciam o tempo todo, sem estabelecer uma distinção de interesse do público-alvo.

Isso ajuda a explicar porque muitas páginas perdem cada vez mais seguidores e porque alguns conteúdos são bloqueados por usuários.

Quando você for segmentar o seu público, é importante lembrar de um detalhe importante: a Estética é um ramo que necessita, quase sempre, de consultas presenciais.

Logo, salvo exceções, não é interessante divulgar o seu serviço a pessoas que moram muito longe e que não terão como ir até a sua clínica. Limite o seu público-alvo, anunciando apenas aos seus potenciais pacientes.

Lembre-se da regra 80/20: as vendas devem ocupar 20% do seu tempo; 80% deve ser destinado a criar e entregar conteúdo relevante aos clientes. Decidir previamente o conteúdo, estabelecer padrões de layout e definir dias e horários específicos para suas postagens também é importante.

Trabalhe com ofertas reais

A Black Friday, que surgiu nos Estados Unidos, tem o intuito de diminuir de forma considerável os preços dos produtos e serviços, e foi trazida há alguns anos ao comércio brasileiro.

No entanto, pesquisas indicam que alguns produtos, em novembro (mês em que ocorrem as ofertas), têm o seu preço aumentado em até 70%. 

Lembra que os consumidores pesquisam muito antes de comprar? Então, tentar enganar o público não só é desonesto, como também pode ser um pouco ridículo, já que muitas pessoas pesquisam durante meses, e conhecem o padrão de preços.

Não oferecer transparência na promoção de ofertas faz com que o público não tenha confiança na sua marca e, consequentemente, passe a ignorá-la.

Equilíbrio e empatia são as chaves

Considerando a infinidade de possibilidades que o mundo digital nos oferece, é fácil termos a percepção de que é possível atingir o sucesso de um negócio sem planejamento.  

No entanto, um manejo não efetivo da venda online pode determinar o fracasso da sua empresa. Um profissional de excelência deve ter esclarecimento dos passos necessários para que a sua divulgação atinja um público que busca aquilo que você tem a oferecer, atentando às demandas do mercado e à qualidade do conteúdo.