Qual é o paciente ideal para a sua clínica de Estética? Quem a sua marca pretende alcançar? Essas são as perguntas que você deve fazer para começar a identificar a sua persona. Persona nada mais é que aquele paciente que você pretende atender, ou seja, um perfil ideal do paciente que você busca para o seu estabelecimento. 

O objetivo da persona é definir um perfil padrão de paciente para que você consiga criar campanhas de marketing personalizadas, mais assertivas e capazes de atender as demandas do seu público. Para criar a sua persona, é necessário mapear alguns pontos dos seus principais pacientes.

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Aqui, você precisa identificar quais pacientes você considera os melhores: aqueles que mais compram de você? Que aderem ao home care? Que te procuram com frequência? Defina seus próprios critérios. Feito isso, levante informações como:
–  O que fazem;
–  Média de idade;

–  Onde e com o que trabalham;
–  Dores/necessidades.

Assim, você pode se embasar em dados reais para definir quem é a sua persona.   

Existe uma confusão muito grande em relação a persona, porque algumas pessoas se sentem inseguras ao estabelecer o “paciente perfeito”.

Surgem questionamentos como, por exemplo: “se definir uma faixa etária, hábitos de vida e profissão, terei que criar um conteúdo voltado apenas para esse público, mesmo atendendo pessoas de padrões diferentes?”.

É claro que você terá pacientes que não se encaixam no perfil da sua persona, porém isso irá acontecer cada vez menos. No geral, quem mais procura os seus serviços são aqueles que fazem parte do padrão que foi idealizado.

E, por que definir uma persona?

A resposta é simples: porque quando se tem um perfil projetado, é ele que você analisa quando toma decisões. Também é a partir da persona que se define a linguagem adotada na sua comunicação e o tipo de conteúdo que você publica. Esse conteúdo deve gerar valor ao seu público.

Quando se estabelece uma persona, pensa-se em cenários e hipóteses. Lembrando sempre que a persona é mutável. E, você pode desenvolver e aperfeiçoar esse perfil ideal com interações nas redes sociais. Molde a sua persona de acordo com esses feedbacks que você recebe na internet e, também, pessoalmente na clínica.

É possível ter mais do que uma persona?

Sim, é possível. Por exemplo, uma clínica que pretende atender jovens de 18 a 24 anos, que buscam tratamentos faciais e com perfil super conectado às redes sociais. Já a outra persona dessa clínica corresponde a alguém com mais de 60 anos, que busca o rejuvenescimento cutâneo. Os dois perfis padrão são viáveis.

Agora, se você define uma persona para cada um dos seus serviços, os resultados nas redes podem ser insatisfatórios. Separar a sua rede social para falar com pessoas diferentes é um movimento arriscado e pode afastar os pacientes ao invés de atraí-los. 

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Conclusão

Não há como agradar todo o público ou todos os perfis de pacientes. Por isso, você deve criar conteúdo e gerar conexão para que pessoas se identifiquem com o seu trabalho. 

Portanto, quanto mais assertivo você for na sua persona, maior é a chance de formar uma comunidade com pessoas que compartilham das mesmas crenças, dos mesmos desejos e objetivos que você e a sua marca. Quanto maior a sua tribo, maior a chance de atrair novos pacientes e a sua clínica crescer.