A persuasão é uma ferramenta do marketing que prepara o cenário para as vendas e ajuda empreendedores a criarem a necessidade pelos seus produtos ou serviços. Ou seja, persuasão é a habilidade de convencimento — no caso de uma clínica de Estética, convencer um paciente a aderir a um tratamento. 

Portanto, a persuasão deve ser um aliado do seu negócio para concretizar vendas. Além de ter um bom produto ou serviço para oferecer, você deve potencializar as qualidades do seu serviço. Como? Provando por que você é o melhor profissional da sua área. 

Como aplicar a persuasão no seu negócio 

 A persuasão começa antes do ato da venda. Por isso, separei três técnicas que vão te ajudar a persuadir o seu paciente. 

Aprovação social 

Conhecido também como efeito manada. Pessoas buscam, umas nas outras, indícios de um comportamento adequado para seguir. É como se uma necessitasse de aprovação da outra para sentir-se aceita. 

É o mesmo gatilho mental despertado em baladas e restaurantes lotados: você prefere esses àqueles com pouco movimento, pois tem a ideia de que se tem fila de espera, é confiável. 

💡 Como aplicar na sua clínica?

  • Procure pessoas influentes para falar sobre o seu estabelecimento. 
  • Mostre a magnitude da sua clínica: filme a agenda (sem mostrar nomes), mostre o fluxo de pacientes, relate os atendimentos e compartilhe resultados (sempre com respeito às diretrizes do seu conselho).

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Autoridade

A autoridade desperta um senso de dever e obediência em relação às figuras que são ditas especialistas no assunto. Por isso, criar conteúdo é tão importante: você se torna uma referência e as pessoas tendem a seguir aquilo que você fala. 

Portanto, quando você constrói autoridade, você constrói voz de comando. É como uma autoridade médica, por exemplo, — você não costuma questionar o parecer de um médico sobre a doença.  

💡 Como aplicar na sua clínica?

  • Produza conteúdos de valor na internet.
  • Domine o tema: forneça dicas para seus seguidores. 
  • Participe de palestras sobre a sua área de domínio. 
  • Aposte nos ornamentos: diplomas, prêmios, adornos, vestimenta (jaleco). 

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Reciprocidade

É quando seguidores ou pacientes se sentem na obrigação de retribuir ações e favores de pessoas com as quais se relacionam, seja presencialmente ou via redes sociais. Funciona como um senso de gratidão, de recompensar o outro com algo a mais, por exemplo. 

Um exemplo é quando você recebe uma amostra grátis no supermercado. No momento de comprar um produto daquele segmento, seu inconsciente ativa o gatilho da reciprocidade e você, por fim, tende a escolher a marca que ofereceu algo a você. 

💡 Como aplicar na sua clínica?

  • Entregue conteúdo de qualidade: você doa tempo e conhecimento para gerar valor, então, o seguidor pode te retribuir comprando de você. 
  • Responda dúvidas de possíveis pacientes: ao responder, você ativa o gatilho de convite para ele vir até a clínica: “A resposta seria mais certeira se você viesse até a minha clínica para uma consulta”.

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Conclusão

Dominar as técnicas de persuasão é muito importante para ter sucesso nas vendas do seu estabelecimento de Estética. Por fim, é necessário ressaltar que essas habilidades não são para enganar o seu paciente. Então, utilize-as para convencer a partir das suas verdadeiras qualidades.