O termo “promoção” faz parte de um dos principais conceitos do marketing, o chamado Mix de Marketing, ou então, os 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção. Apesar deste conceito ser antigo, ele ainda é utilizado para auxiliar a definir como a marca vai se posicionar no mercado, atingir o público-alvo e alcançar seus objetivos.

Primeiramente, muitas pessoas acreditam que promoção é sinônimo de liquidação ou preços mais baixos. Porém, na verdade, refere-se a uma maneira de promover produtos e serviços e colocá-los em evidência, sem necessariamente fornecer descontos. O “P” de promoção também é atribuído aos canais de divulgação e à linguagem utilizada nos mesmos. 

Promoção de produtos

Existem alguns cenários que costumam estar relacionados a promoções de produtos com diminuição do valor. Um deles ocorre quando o produto está perto do prazo de validade e é necessário diminuir ou então zerar o estoque para não gerar prejuízo ao estabelecimento. 

Por exemplo: na sua clínica, quando você possui estoque de um cosmético próximo do vencimento, você pode oferecer o produto por um valor mais baixo. Ou, após uma sessão, oferecer o produto como complemento do tratamento por um preço atrativo. 

Outro cenário comum são as datas comemorativas. Costuma-se utilizar essa estratégia para realizar o giro de estoque. Por exemplo: pode-se utilizar datas como um pretexto para criar a necessidade de consumo daquele produto que não tem muita saída na sua clínica.

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Serviços não possuem data de validade, o que fazer?

No caso de clínicas de Estética, que vendem serviços, as promoções por data de validade com diminuição do preço não funcionam, pois os serviços não são perecíveis. Muito pelo contrário, as clínicas dependem dos serviços para pagar os custos fixos e variáveis e gerar margem de lucro.

No ramo de serviços, o desconto é normalmente subtraído da sua margem de lucro. Logo, você precisa trabalhar muito para atingir a média de rendimentos que costuma ganhar fora de épocas de promoção. 

Sendo assim, vale a pena realizar promoções do estilo liquidação? Você é quem deve avaliar se quantidade de atendimentos é sinônimo de rentabilidade para a sua clínica. E, se você tem condições de atender com qualidade um grande volume de pessoas. 

Eduque os seus pacientes

Se você investir repetidamente em promoções de serviços, você vai educar o seu paciente ou potencial consumidor a te procurar apenas quando o tratamento tiver algum desconto. E, isso pode não ser saudável para o seu negócio.

É a mesma situação da avaliação gratuita. Quando você oferece a “promoção” da primeira consulta grátis em algum momento da sua estratégia, provavelmente os demais pacientes irão solicitar o mesmo benefício.

Afinal, a melhor forma de fazer o seu paciente aceitar o seu preço é fazer com que ele compreenda o seu valor. E, para comunicar os seus diferenciais, a internet é a ferramenta com o melhor custo-benefício.

Nesse sentido, estruture um trabalho de marca pessoal, criação de conteúdo nas redes sociais e valorização dos seus serviços. Construção de valor é um processo de longo prazo, e quanto antes você começar, antes terá os resultados na sua clínica. 

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Conclusão

Uma das batalhas do marketing é aumentar a percepção de valor do produto ou serviço, porque se a percepção de valor for baixa, os pacientes vão sempre querer pagar menos ou ter algum desconto. 

Por isso, invista na construção de valor e faça promoções apenas quando perceber que a estratégia lhe trará benefícios.