As redes sociais estão em constante evolução. Por isso, acho necessário fazer uma retrospectiva. E, neste ano, não foram poucas as mudanças nas principais plataformas da internet. Os criadores de conteúdo são os que vivenciam de perto essas mudanças e precisam se adaptar rapidamente para acompanhar a evolução. 

Então, confira a retrospectiva e veja as principais mudanças nas redes sociais em 2021:

WhatsApp libera função de acelerar áudio

O Whatsapp liberou, em maio, a função de aumentar a velocidade de reprodução de áudios. É possível ajustar o áudio em até três velocidades: 1x, 1,5x e 2x.  Para alterar a velocidades basta clicar em reproduzir o áudio e no lugar da foto do contato aparecerá um botão indicando o modo de aceleração. Assim como para aumentar ou diminuir a velocidade, basta clicar no mesmo ícone. 

Também em relação aos áudios, em novembro, o WhatsApp lançou a função que permite pausar a gravação e ouvir áudio antes de enviar a mensagem. Você pode começar a gravação, pausar para reorganizar as ideias e voltar a gravar em seguida. 

Instagram prioriza os vídeos

Em junho, o Instagram declarou, por meio do chefe da plataforma, Adam Mosseri, que o app não é mais voltado para compartilhar fotos, mas sim para entretenimento e vídeos. O mais novo investimento da plataforma nesse sentido foi o reels. Essa ferramenta permite a gravação de vídeos curtos com efeitos especiais e trilhas sonoras. O formato de edição é bastante parecido com o app vizinho, o TikTok, por exemplo.

YouTube libera a ferramenta ‘Shorts’ 

Em junho, o YouTube lançou os “Shorts”. O novo recurso é semelhante ao TikTok e ao Instagram Reels. Os “vídeos curtos”, de até 60 segundos, são a versão do Google de vídeos verticais. Assim como nas demais plataformas, os Shorts possuem um feed próprio para o recurso. A novidade aparece na tela inicial em um carrossel e possibilita likes, dislikes e comentários.

WhatsApp lança imagens de visualização única

Desde agosto, o WhatsApp permite enviar fotos e vídeos com visualização única. Ou seja, fotos e vídeos que somem após serem visualizados. O recurso foi criado para facilitar o envio de conteúdos sensíveis como, por exemplo, senhas ou documentos privados. 

Twitter libera opção de gorjetas

Em setembro, o Twitter liberou a opção de gorjetas para ajudar criadores de conteúdo da rede social. Você pode ativar a opção apenas pelo smartphone. Os interessados em contribuir com os criadores podem doar as gorjetas por meio de bitcoins, ou então, por meio do aplicativo de pagamentos Picpay no Brasil. 

Outra novidade é a criação de um fundo para pagar alguns usuários que organizam salas de bate-papo via Spaces. 

Posts collabs no Instagram

Em outubro, o Instagram lançou o recurso collabs, que auxilia principalmente o trabalho dos criadores de conteúdo e suas marcas parceiras. Nesta ferramenta, os usuários podem criar posts com a coautoria de outra pessoa ou marca, e o conteúdo aparecerá nos dois perfis. O recurso funciona para o feed e para o reels.

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Grupo Facebook agora é Meta

Em outubro, o Grupo Facebook (Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger) anunciou que passaria a se chamar Meta. A mudança de nome não afeta o aplicativo Facebook. Meta será usado para identificar o grupo que administra os aplicativos de redes sociais e o serviço de mensagens.

Junto com o Meta, também foi anunciado o Metaverso. Considerado o futuro da internet, a novidade envolve a combinação do mundo real com o virtual por meio da Internet e uma série de inovações tecnológicas.

E então, está gostando da retrospectiva?

Retirada dos “dislikes” do YouTube

Em novembro, o YouTube anunciou que vai deixar de mostrar o número de dislikes dos vídeos. De acordo com a plataforma, é um dos modos que a rede social encontrou para amenizar ataques direcionados a pequenos canais e novos produtores de conteúdo. 

O botão de “negativo” continuará disponível nos vídeos. Ainda assim, o que muda é que os usuários não poderão ver a quantidade de “dislikes”. Essa contagem aparecerá apenas para o proprietário da conta. 

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Tiktok lança monetização para criadores de conteúdo

Neste ano, a plataforma atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. Além disso, em dezembro, o aplicativo anunciou a chegada de recursos de monetização para criadores de conteúdo da rede.

São duas as novidades: o Tips e os Video Gifts. Primeiramente, o Tips permitirá que usuários deem gorjetas aos seus criadores preferidos. A certeza é: o TikTok repassará o valor integral ao influencer. Já os Video Gifts permitirá que os usuários distribuam “diamantes virtuais” aos seus criadores favoritos nas seções de comentários dos vídeos. 

Feed cronológico volta ao Instagram em 2022

O Instagram anunciou que no próximo ano trará de volta o feed em ordem cronológica. A decisão de voltar às origens do app (a plataforma funcionava assim de 2010 até 2016) acontece após acusações de que a plataforma pode ser viciante. Por exemplo, o algoritmo tem priorizado, para perfis de mulheres jovens, conteúdos sobre beleza, intervenções estéticas e corpos perfeitos de celebridades no feed, o que pode ser prejudicial para os usuários. Será que o Instagram gostou da nostalgia dessa retrospectiva e resolveu entrar no clima?

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E então, faltou alguma coisa na retrospectiva? Já conhecia essas mudanças?