O Instagram deve ser considerado o novo cartão de visitas de profissionais que pretendem atrair pessoas pelo meio digital. E isso se aplica também ao perfil da sua clínica de Estética. Se você ainda resiste em aderir às redes sociais é porque não está por dentro dos dados. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 90% consumidores brasileiros com acesso à internet fazem pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.

Para se destacar nesse meio são necessárias atitudes que te diferenciem dos concorrentes e conquistem pacientes. Lembre-se, a internet é uma “competição” de quem aparece mais. Então, o seu perfil precisa estar atualizado, com conteúdo relevante, para gerar confiança e converter seguidores em pacientes. 

Todo o conteúdo que você publica precisa dialogar com a sua marca pessoal e com a sua persona. Você pode selecionar editorias de conteúdo (ou seja, tipos de conteúdos) e elencar quais conversam com seu público, como motivação, ensinamentos, dicas e convencimento, por exemplo. Sua marca será capaz de atrair, engajar e, possivelmente, converter.

LEIA TAMBÉM: 3 ferramentas que vão te ajudar a criar conteúdo

Cartão de visitas

Além de um feed bem construído, sobretudo, você precisa observar alguns elementos que vão transformar o seu perfil em um verdadeiro cartão de visitas.

Foto de perfil

A foto é o primeiro elemento que o visitante vai observar. E, o nosso cérebro precisa de apenas 0,3 segundo para definir se aquele profissional é ou não confiável. Por isso, invista em uma foto de qualidade, com boa iluminação e que demonstre sua autoridade. Preferencialmente, esteja de jaleco. A foto de perfil é um ativo de negócio na internet. 

BIO

Na biografia, ou BIO, você deve ressaltar o seu propósito, área de atuação e, principalmente, sua autoridade. É neste espaço, de 150 caracteres, que você precisa demonstrar que é um profissional que transforma vidas por meio da Estética. 

Link da BIO

É um canal de conversa com o seu seguidor. Trate como se fosse um convite para que, se o internauta gostou do seu perfil, ele continue a conversa por aquele link. Você pode adicionar diversos canais naquele espaço, como blog, telefone e Facebook, por meio da extensão Linktr.ee

Ou então, é possível colocar o link do seu WhatsApp. Você pode utilizar um atalho do próprio WhatsApp, com o seguinte recurso: https://wa.me/<número>. Seu número deve ser inserido no formato internacional com 55 (código de área nacional), 11 (código de área local — adicione o da sua cidade, 11 é de São Paulo), e por fim, o seu número 999999999. Exemplo: https://wa.me/5511999999999.

LEIA TAMBÉM: 3 ferramentas para potencializar as vendas no Instagram

Destaques

Os Destaques são um espaço para você se comunicar com quem está chegando e ainda não teve tempo de lhe conhecer. Agrupe os conteúdos por tópicos, como, por exemplo: “Quem sou eu?”, “Procedimentos”, “Antes e Depois”, “Resultados”, “Conheça a equipe”. Os novos seguidores podem se identificar e se interessar pelo que você oferece.  

Conclusão

O Instagram é um aliado fundamental para quem pretende captar pacientes para a clínica por meio do marketing digital. Mas, todo mundo já entendeu isso e está explorando a plataforma ao máximo.  

Por isso, se você quiser ter espaço nessa competição, é importante ter atenção aos detalhes. E os detalhes mais importantes são os que abordamos nesse texto. Agora, você precisa colocar em prática.