Uma das grandes objeções no mercado, não só da Estética, mas em geral, é conseguir diferenciar os conceitos preço e valor. De forma resumida, preço é o que o paciente paga por um tratamento em sua clínica, enquanto o valor é o benefício que ele recebe. Ou seja, o preço pode ser estabelecido conforme concorrência, margem de lucro, custo de material e outros critérios. Já o valor é determinado pelas vantagens que o seu serviço oferece ao paciente. 

Como gerar valor nas redes sociais?

As redes sociais funcionam como uma espécie de banco: se você “depositar” conteúdo de valor regularmente, daqui a alguns meses você vai poder “sacar” seu investimento. Esse investimento é a conversão de pacientes, atraídos por meio da rede social, para sua clínica. Por outro lado, se você não investir criando conteúdo, lá na frente você não terá o que retirar. Conteúdo é a maior ferramenta de geração de valor na atualidade. 

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Ou, se você quiser sacar esse valor antes de depositar, é óbvio que você não terá “saldo disponível” e os pacientes não vão aparecer. O caminho da criação de conteúdo e geração de valor é longo. Então, lembre-se:

  • Dentro de um cenário onde todos os profissionais da Estética são iguais, a única régua de diferenciação é o preço. Se você não conseguir se diferenciar, você não vai conseguir sair dessa guerra de preço. 
  • No “banco” do Instagram, o único “crédito” que existe é o conteúdo. Quanto mais conteúdo de valor que ajude seu paciente você postar, mais as pessoas passarão a te ver como autoridade e a memorizar a sua marca. Logo, estarão mais dispostas a pagar pelo seu serviço. 

Nível de valor

Quando você começa a postar em redes sociais, seu nível de valor ainda é considerado baixo, pois seu público ainda não conhece sua trajetória, seu conhecimento e os resultados dos seus tratamentos. E, quando se tem uma percepção de valor baixa, a percepção de preço fica alta, pois seu público ainda não consegue visualizar todo o seu potencial.  

Porém, quando se constrói uma “bagagem” de conteúdo, de entrega de dicas e informações, o preço não será mais uma objeção, pois o paciente já conhece a sua capacidade, experiência, resultados. Assim, ele se conecta com você e disputa um lugar na sua agenda. 

Mas, não esqueça: a construção de valor é um processo de longo prazo. 

Crie conexões

O objetivo do Instagram é conectar pessoas. Então, lembre-se de ter a sua estratégia voltada à conversa. A sua persona deve se conectar com os seus valores e princípios. Por isso, você precisa comunicá-los sempre que possível. 

Nesse sentido, a personalização de conteúdo é a chave para essa conexão. Conheça os interesses e hábitos de consumo do seu público e utilize essas informações para surpreendê-lo.

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Conclusão

A geração de valor está diretamente relacionada com o conteúdo que você entrega antes do  paciente ir até a sua clínica de Estética. Você precisa comprovar sua autoridade, seu conhecimento e seus resultados para demonstrar que seu preço está de acordo com tudo que será entregue ao paciente. 

Por isso, comece hoje a produzir conteúdo de relevância para seus seguidores. Daqui a algum tempo, eles podem se converter em vendas na sua clínica.