Em meio ao turbilhão de uma pandemia, algumas práticas vieram para readequar o nosso dia a dia — desde mudanças nos hábitos de saúde, com o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, até a implantação de novos comportamentos de consumo.

E dominar esses comportamentos é o que pode definir se você conseguirá ou não atrair público e converter seguidores em pacientes.

Online first: a nova forma de tomar decisões

A compra física já não basta: antes de adquirir qualquer produto ou serviço, o público tem buscado referências nas redes sociais.

“Qual foi a experiência dos outros pacientes?”; “essa profissional entende mesmo de Estética?”; “como entro em contato com a clínica?” são algumas das dúvidas que surgem. E agora, já imaginou como seria se essas respostas não fossem encontradas no seu perfil? 

Certamente, você perderia a oportunidade de fechar um atendimento. 

Então, a presença digital não é mais mera opção. Feedback de pacientes, conteúdo sobre os tratamentos que você oferece e informações de contato são peças fundamentais nas redes sociais.

3 Cs: Conforto, comodidade e conveniência

O imediatismo do nosso cotidiano não deixa dúvidas de que uma marca que oferece comodidade, conforto e conveniência é a opção nº 1 na hora de fazer uma escolha.

Esse é o “efeito posto Ipiranga”. De forma geral, nós optamos por tudo aquilo que traz, de uma maneira prática e de fácil acesso, o que precisamos sem que seja necessário ir atrás de outros serviços.

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Saúde e qualidade de vida: para além do aspecto estético

Já passou a época em que a única preocupação das pessoas era se encaixar em um padrão estético, custe o que custar. Hoje em dia, a saúde e a qualidade de vida têm prioridade. 

Afinal de contas, não são poucos os casos de pacientes que pagaram caro por procedimentos que não eram indicados para eles, colocando em risco o próprio bem-estar. Então, não vá pela moda do momento; aposte em tratamentos que têm eficácia comprovada pela Ciência.

Consumo consciente: propósitos que conectam

As pessoas se conectam com marcas que compartilham dos seus ideais. 

Nesse sentido, aquelas que apoiam causas sociais, o comércio local, e que são, ainda, eco-friendly (amigáveis com o meio ambiente) têm prioridade na mente do consumidor.

Quais são as bandeiras que você levanta? Elas condizem com a sua persona e com os valores que o público tem? E como você está se posicionando nas redes sociais?

Novos modelos de consumo: inovação e praticidade

Já falamos sobre como o conforto tem sido valorizado. Por isso, os modelos de serviços inovadores que se enquadram na rotina do público são as tendências de comportamentos de consumo do momento. 

Alguns exemplos são os clubes de assinatura e as teleconsultas, que facilitam muito o processo de atendimento e que, em um contexto de pandemia, são certamente muito úteis. Não tenha medo de inovar e readequar o seu trabalho.

Imagem pessoal: quem é você?

A imagem pessoal vai além da vaidade; ela passa uma mensagem e é, além disso, um ativo da sua marca. 

Se pessoas se conectam com pessoas, não há como negar que a forma como você se apresenta tem o poder de atrair, ou não, possíveis pacientes. 

Quem é você como profissional? Quais são os seus princípios? O que você quer trazer às pacientes? Tudo isso deve estar alinhado à sua imagem pessoal. É por isso que não adianta aparecer de salto alto e batom vermelho se a sua marca prega a Estética natural, por exemplo.

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Conclusão

Quem consegue se adequar às mudanças tem pontos a mais no mercado. 

E em um contexto de pandemia, em que manter a clínica está ainda mais difícil, dominar os 6 novos comportamentos de consumo pode fazer com as pessoas não pensem duas vezes antes de escolher você como sua profissional da Estética.