O TikTok é considerado uma das plataformas mais populares do mundo: em 2021, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. E ao contrário do que se pensava no começo (e talvez muitos ainda pensem assim), é possível se destacar nesse canal sem fazer dancinhas ou algo do tipo.

O fato é que, quanto mais a plataforma cresce, mas difícil fica destacar a sua marca. É por isso que você deve começar o quanto antes. Para te ajudar nesse desafio, eu trago algumas dicas de conteúdos que estão em alta para você aproveitar ao máximo o potencial do aplicativo e colocar o seu conteúdo no ar sem perder a sua identidade pessoal.

Histórias em partes

Se você for usuária da rede social, certamente você já deve ter visto vídeos que contam uma história em mais de uma parte. Mas por que apostar nesse modelo? Porque, assim, você não entrega todo o conteúdo em um só vídeo, gerando expectativa em quem está vendo. 

A lógica é que nem a de uma série: no final do episódio, uma expectativa é criada para que você assista ao próximo e, assim, descobrir o que acontece. Aí, para saber como a história termina, a pessoa precisa entrar no seu perfil, e nesse processo, acaba visualizando as suas outras postagens. Com isso, o seu engajamento aumenta e você pode ainda ganhar um novo seguidor. 

Nesta sequência de vídeos do Dr. João Tassinary falando sobre criolipólise, temos parte 1, parte 2 e parte 3, por exemplo. Mas, além de recursos de eletroterapia, você pode contar casos envolvendo pacientes ou alguma situação curiosa do seu dia a dia.

Recortes de gravações de podcasts ou entrevistas

Já deu alguma entrevista audiovisual ou participou de algum episódio de podcast

Então, aproveite para usar esse material no seu TikTok! É só cortar as partes mais importantes da sua fala, que pode ser explicando algum conteúdo de Estética ou falando sobre empreendedorismo, e postar na plataforma. Neste vídeo de Geraldo Rufino, por exemplo, temos o recorte de um podcast em que a fala é sobre o que é fracasso.

Os recortes são uma ótima forma de consolidar a sua autoridade na área. Afinal, só alguém que realmente entende de Estética seria chamado para falar sobre o assunto, não é?

Vídeos e respostas a partir de comentários

Nós sabemos que, na internet, o conteúdo que postamos pode ser alvo de má interpretação. Postou algum vídeo e recebeu um comentário digno de reação? Você pode gravar um vídeo respondendo a ele, como neste caso! E, obviamente, a sua reação pode ser de vários tipos: um agradecimento, a resposta a uma dúvida ou qualquer tipo de interação que você julgue adequado àquele comentário. 

Para usar o recurso, toque no comentário que deseja responder, grave o vídeo e poste normalmente. Pronto! O conteúdo ficará disponível na seção de comentários do vídeo que você comentou e, também, no seu próprio perfil. 

Reação a vídeos de outros criadores

Um modelo de conteúdo que tem sido muito popular no TikTok é a reação a vídeos de outras pessoas. De modo geral, você aproveita o que foi postado por outro criador, e coloca a sua resposta a esse conteúdo.

Existem dois recursos que cumprem muito bem essa função: o dueto e a costura.

LEIA TAMBÉM: 4 dúvidas sobre Marketing em Estética respondidas

Duetos

Na opção “Dueto”, a tela é dividida ao meio, reproduzindo, de um lado, o vídeo original, e do outro, a versão gravada por você. Neste vídeo do Dr. João Tassinary, você pode visualizar como o recurso funciona.

Para utilizá-lo:

  1. Clique na seta “Compartilhamento” do vídeo escolhido e, depois, em “Dueto”;
  2. A tela é dividida ao meio. No lado direito, exibe o vídeo original, e no esquerdo, a tela da sua câmera. Clique no ícone “Captura” e inicie a gravação, que acabará assim que o vídeo original finalizar. Você também pode encerrar a gravação antes. 
  3. Adicione filtros, figuras e legenda, se quiser, e poste no TikTok!

Costuras

As costuras permitem fazer uma montagem com vídeos de outros usuários do TikTok. Com isso, você pode mudar os finais do conteúdo, reagir ao vídeo e acrescentar uma versão própria para substituir essa parte.

Funciona de forma bem semelhante ao dueto, mas, ao invés de partir a tela no meio entre dois usuários, o recurso permite que você recorte uma parte do vídeo e a substitua por uma nova. Para fazer isso:

  1. Toque no ícone “Compartilhamento” do vídeo escolhido e, então, em “Costurar”;
  2. Escolha um período do vídeo e corte a parte que você escolheu. Aí, clique em “Avançar”;
  3. Depois, grave a sua nova versão para o trecho escolhido. Finalize tocando em “Check” e, então, publicando o conteúdo. Adicione hashtags, textos e figurinhas, se você quiser.

Conteúdos ilustrados com imagem no fundo verde

A famosa tela verde usada em filmes já chegou nas redes sociais! A “Green Screen”, no TikTok, permite escolher uma imagem ou vídeo para ser usado de fundo da gravação

O recurso é excelente para quando você quer dar uma explicação mais aprofundada sobre algo, mostrando um conteúdo da sua biblioteca de mídia. Um bom exemplo disso é o vídeo que Leandro Karnal postou utilizando o recurso para falar sobre como funciona a internet.

Para aproveitar a ferramenta, siga os seguintes passos:

  1. Clique em “+” e, então, em “Efeitos”;
  2. Toque na aba “Populares” e selecione uma foto da sua galeria para ser o fundo do vídeo;

3. Aí, defina o tamanho que a sua imagem aparecerá no vídeo, e comece a gravar;
4. Clique em “Avançar” e, depois, em “Publicar”.

Recurso de vozes

Outro recurso interessante oferecido pelo TikTok é o “texto falado”, que narra a legenda adicionada com vozes diferentes, como a do Google (como neste vídeo).

Siga os seguintes passos para usar a ferramenta:

  1. Clique em “+” e grave um vídeo;
  2. Insira o texto desejado;
  3. Clique em “Texto falado” e escolha a voz que mais se encaixa com seu vídeo.

Além das famosas dancinhas, o TikTok oferece muitas opções de conteúdo para quem quer marcar presença na plataforma — basta escolher a que melhor se encaixa com o seu perfil.