Desde o seu lançamento, em 2010, o Instagram tem sido uma das redes sociais de maior impacto entre os internautas.

Mas não é à toa que esse aplicativo conta, atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários ativos: os recursos que ela oferece, quando usados da forma correta, são capazes de atrair pacientes para o seu negócio.

Hoje, eu trago 5 ferramentas que são as queridinhas do público e que podem fazer a sua clínica de Estética bombar na internet.

Reels

Este é um dos recursos mais recentes do Instagram e, por isso, de maior alcance de público. Um dos seus maiores atrativos é a praticidade para criar conteúdo: com funcionalidades semelhantes às do TikTok, essa ferramenta permite adicionar efeitos sonoros e visuais.

Por ter uma proporção de 9:16, o seu formato vertical preenche a tela inteira do celular, e, em função de algumas atualizações que ainda estão em processo de teste, alguns perfis já contam com a possibilidade de gravar vídeos de até 60 segundos. Outros, porém, seguem com os 30 segundos usuais. 

De qualquer forma, os reels são ideais para criar conteúdos mais curtos, como, por exemplo, dicas rápidas para os seus pacientes. E lembre que você pode usar esse recurso sem medo: por ter uma alta entrega ao público, o indicado é postar vídeos o máximo possível.

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IGTV

Quer trazer um conteúdo mais elaborado para os seus pacientes? Então, aposte no IGTV, ferramenta que aceita vídeos no mesmo formato dos reels (vertical e com proporção de 9:16), mas com tempo superior a 60 segundos. 

Aqui, você pode falar detalhadamente e em um ritmo mais tranquilo sobre alguma afecção, um procedimento estético ou, até mesmo, a sua história profissional – que é uma excelente forma de se conectar com o público, inclusive!

Bio

A bio é o contato inicial que os usuários vão ter com o seu conteúdo e, por isso, deve ser atrativa e bem planejada. 

Permitindo textos de até 150 caracteres, é nela que informações relevantes sobre o seu trabalho, como propósito clínico, especialidades e dados para contato são bem-vindas. É, basicamente, uma breve descrição sobre o seu negócio.

Para alterar a sua biografia, basta clicar na opção “editar perfil”. 

>>> Como perder o medo de gravar vídeos?

Destaques

Que tal eternizar os seus stories mais importantes? Os destaques possibilitam isso! Neles, você pode agrupar conteúdos relevantes, como feedback de pacientes, aplicação de procedimentos e fotos de antes e depois. Além do mais, como ficam fixados acima do feed, são de fácil visualização e interação, facilitando a comunicação com o público.

Mas um ponto a ser lembrado é que apenas o que foi postado nos stories pode ir para os destaques. Por isso, caso queira adicionar algum conteúdo do feed, reposte a publicação nas suas histórias.

Perguntas nos stories

Com a caixinha de perguntas, interagir com os seus pacientes fica muito mais fácil! 

Através dessa ferramenta, você pode tirar dúvidas sobre algum procedimento ou afecção, pedir dicas e iniciar conversas com os seguidores. As respostas podem ser em formato de texto, vídeo ou imagem nos stories.

Só não esqueça que, para engajar de verdade, é preciso colocar a criatividade para funcionar na hora de montar as perguntas. Também deixe a caixinha em um tamanho adequado e em um lugar da imagem de fundo em que ela fique visível. 

Conclusão

Fazer o público se apaixonar pelo seu conteúdo não é uma tarefa difícil. Aproveite os recursos disponíveis, planeje bem o assunto sobre o qual você vai falar, foque na criatividade e veja os seus seguidores se tornarem pacientes!