No programa “Pesadelo na Cozinha”, o chef francês Erick Jacquin presta consultoria a negócios gastronômicos e, em meio a muitas broncas, ele reinventa os processos e evita que os restaurantes fechem as portas. Eu sei, você deve estar se perguntando: “o que um programa de culinária tem a ver com o meu negócio de Estética?”. Depois de ler esse texto, você vai entender.  

O programa mostra os conflitos internos, pressão, equipes desmotivadas e desvalorizadas, processos desorganizados, entre outras situações. Você já identificou alguma delas na sua clínica? Então, seu lugar é aqui. Confira 7 lições de empreendedorismo e reestruturação que o Pesadelo na Cozinha pode ensinar para a sua clínica de Estética. 

1 Defina responsabilidades

O grande problema de muitos restaurantes é a falta de definição de responsabilidades na equipe. Todo mundo faz um pouco de tudo, e nada sai certo.

Por não haver hierarquia, uma espécie de “comando” acaba sendo exercido por aquelas pessoas de “personalidade forte”. Mas não porque elas são as mais preparadas para os negócios, e sim porque elas não aceitam se submeter a ninguém.  

Se você já tem uma equipe ajudando a tocar a sua clínica, atente a isso. Quem cuida da agenda? O contato com fornecedores é responsabilidade de quem? E os pagamentos? Quem cuida das redes sociais? Delegar é dividir as responsabilidades e confiar em colaboradores para executar tarefas que antes só você exercia — sempre com o devido treinamento, é claro.  

High Five Gordon Ramsay GIF by Masterchef - Find & Share on GIPHY

2 Invista em qualificação

Você consegue imaginar um restaurante francês comandado por um chef que não entende nada de alta gastronomia? Então, por que seria possível uma clínica de Estética dar excelentes resultados quando a qualificação da equipe é apenas básica? 

A boa vontade é indispensável, mas não basta no mundo dos negócios. Nunca pare de buscar conhecimento — você precisa realmente saber o que está fazendo. O investimento na sua especialização profissional retorna na forma de credibilidade dos seus pacientes.

LEIA TAMBÉM: Sucesso nos negócios: 3 perfis referências

3 Seja um líder presente

Em alguns episódios, o comportamento dos donos dos restaurantes me chamou muito a atenção: sempre nos momentos mais difíceis — freguesia reclamando, ingredientes em falta e casa cheia —, eles simplesmente saíam “para pegar um ar”. 

Abandonar sua equipe quando ela mais precisa de uma orientação é péssimo. Quando a equipe se vê perdida em meio aos problemas, o líder deve estar lá para traçar estratégias e tomar decisões que cabem apenas a quem está à frente dos negócios. A ausência pode provocar pouco engajamento e baixo desempenho do time.

4 Seja maduro com feedbacks  

Mesmo o chef Jacquin sendo reconhecido em sua profissão, muitos donos de restaurantes não aceitam suas críticas, e levam tudo para o lado pessoal. Mas isso não é exclusividade da Gastronomia; o ego ferido dói em profissionais de todas as áreas. 

No mercado de trabalho, é necessário ter humildade, e isso não significa ser menor ou ser fraco. Ninguém sabe de tudo, mas poucos têm a oportunidade de aprender com as referências de suas áreas. Feedbacks e críticas vão aparecer ao longo do percurso; cabe a você filtrar, de forma madura, aquilo que pode contribuir para o seu crescimento.

Head Shake Jacquin GIF by MasterChef Brasil - Find & Share on GIPHY

5 Questione seus pacientes

Ninguém nunca reclamou.” Essa é uma das frases que o chef Jacquin mais ouve de cozinheiros e donos de restaurantes quando ele critica o sabor de algum prato.

E sempre que eles dizem isso, eu fico pensando: será que esses clientes nunca reclamaram porque realmente gostam do sabor ou a comida é mesmo ruim e a freguesia apenas nunca teve a oportunidade de opinar? Será que eles simplesmente decidiram nunca mais voltar?

Se você quer saber o que o seu paciente pensa sobre o seu trabalho, pergunte. Para tanto, disponibilize canais de feedback e incentive seus pacientes a responderem. Afinal, esse retorno atesta a qualidade dos serviços oferecidos na sua clínica. Também é um método de avaliar a postura da sua equipe. 

>>> Participe da Semana da Clínica Sortuda

6 Família e amigos, negócios à parte

Essa é uma questão muito particular, mas se você chegou até este ponto da leitura, acredito que já tenho liberdade para te dar um conselho importante: pense mil vezes antes de contratar amigos ou familiares. Geralmente, a economia do curto prazo não compensa o desgaste emocional das relações. 

Em diversos casos, o chef Jacquin acabou fazendo, por tabela, o papel de terapeuta de casais. Isso porque, além do restaurante, a relação familiar também era comprometida, o que poderia ser tanto causa quanto consequência do mau andamento dos negócios.

7 Sobretudo, cuide de você

Um dos momentos mais interessantes de cada episódio é quando a produção do programa leva os empreendedores para uma dinâmica fora do restaurante. Frequentemente, é um passeio ao ar livre; em outras ocasiões, um dia de spa.

Quando foi a última vez que você parou para assistir a uma comédia com o seu marido ou para brincar com os seus filhos ou para ler um bom livro?

É claro que em alguns momentos da sua vida o trabalho vai ocupar a maior parte do seu tempo, mas isso não pode ser rotina ao ponto de te desestabilizar emocionalmente. Por mais que você ame a sua carreira, não existe produtividade sem saúde e qualidade de vida. 

E aí, essas dicas fazem sentido para você? Agora, é só colocar em prática. 😉