O Instagram é, atualmente, uma das maiores redes sociais do mundo, já que o seu aspecto visual e interativo é certeiro em chamar a atenção do público. Não é por nada que mais de 67% dos brasileiros acessam a ferramenta mais de uma vez por dia.

Se você pretende seguir uma carreira bem sucedida na Estética e ainda não está no Insta, não perca tempo. E se você já habita essa rede social, mas quer turbinar o seu conteúdo, preste atenção a essas 13 dicas que certamente vão trazer mais sucesso para as suas postagens no Instagram.

1 Use hashtags

As hashtags têm o objetivo de separar em categorias os conteúdos que são criados na internet. Com elas, o usuário pode visualizar todas as postagens que levam o mesmo termo; por exemplo, se você pesquisar #ClinicaEstetica, os posts que têm a mesma hashtag vão aparecer. Esta ferramenta pode direcionar as suas postagens no Instagram a um número maior de pessoas, e o melhor: pessoas que têm interesse pelo assunto que você divulga.

Opte por usar termos que são relevantes para quem consome o seu conteúdo, e não exagere na quantidade de tags – em média, 10 palavras são o suficiente. Se você criar alguma postagem sobre peelings físicos, as hashtags #PeelingFisico e #microdermoabrasao são boas opções. 

Você pode usar uma tag com o nome da sua clínica também, para que seus posts apareçam a quem buscar o seu trabalho. Mesmo que seja importante especificar os termos, utilize uma hashtag um pouco mais ampla sobre o seu conteúdo para que mais pessoas sejam atingidas; por exemplo, você pode usar #EsteticaFacial. 

Ah, outra dica importante é não usar muitas palavras em uma mesma tag, porque isso torna a leitura bem difícil. Faça que nem o exemplo que demos: se usar mais de uma palavra, coloque letra maiúscula no início de cada uma.

2 Marque sua localização

A localização do Instagram é, também, uma maneira muito simples e eficaz de divulgar o seu trabalho. Por meio dela, quando algum paciente for até a sua clínica e postar um stories marcando o local, os usuários que seguem ele podem conhecer o seu estabelecimento e ter acesso ao seu conteúdo.

Caso alguém faça uma pesquisa nessa rede social sobre Estética, é possível que o Instagram automaticamente sugira a sua conta. E tem mais: a marcação do seu negócio pode colocar a postagem do paciente em localizações gerais, como a da sua cidade. Imagine só o número de pessoas que podem ser atingidas dessa forma!

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Os posts que levam localização têm um aumento de 79% de engajamento quando comparados a postagens no Instagram que não marcam o local. Esse recurso também permite que os usuários vejam o endereço e visualizem exatamente a localização do seu estabelecimento em um mapa. 

3 Promova enquetes

O Instagram Stories disponibiliza uma ferramenta bastante interessante e fácil de ser usada: as enquetes. Por meio delas, a sua empresa pode montar questionamentos para o público, colocando duas possíveis respostas; assim que o seu seguidor escolher uma e clicar nela, a ferramenta mostrará o percentual de pessoas que também votaram na mesma opção.

É possível, também, demonstrar ao público que você se importa com a opinião deles, abrindo uma enquete com possíveis temas de publicação ou horários que são preferíveis para fazer lives. Já vimos a importância de demonstrar interesse pelo que o seu paciente pensa, e essa ferramenta auxilia muito nisso! 

4 Incentive perguntas

Outra forma de facilitar a interação é a publicação de caixinha de perguntas no Instagram Stories. Com ela, o seu público pode fazer questionamentos, ou você pode perguntar algo aos seguidores e dar um feedback sobre os apontamentos deles. As perguntas podem ser respondidas, nos stories, em formato de imagem ou vídeo.  

É possível questionar sobre o conteúdo que é disponibilizado pela sua clínica/empresa, como “quais são os efeitos da radiofrequência no rejuvenescimento?”, possibilitando que os pacientes escrevam o que sabem sobre o assunto. Você também pode esclarecer dúvidas que os seus seguidores têm a respeito de algo e iniciar conversas. Lembre-se de, realmente, responder o que foi enviado (e que possui relevância).

5 Teste seu público

Um recurso que também auxilia no aumento da interação é a caixinha de testes/quiz. Nela, você pode testar o seu público com perguntas de múltipla escolha, oferecendo quatro possíveis respostas; a pessoa, ao optar por uma, clica sobre ela. Algo muito interessante nessa ferramenta é que existe uma sinalização de qual alternativa está correta, o que pode ser verificado ao clicar na opção escolhida, e te permite fazer outro conteúdo comentando a resposta.

Uma ideia interessante é testar o entendimento dos seus seguidores a respeito de assuntos mais teóricos e aprofundados; por exemplo, coloque como pergunta “qual é a etapa mais importante do skincare?”. O público, com certeza, vai se interessar muito em verificar o próprio conhecimento e aprender cada vez mais.

6 Use imagens no tamanho correto

O tamanho do conteúdo postado no Instagram influencia diretamente na resolução da imagem, além de haver uma dimensão de medidas que a rede social suporta em cada um dos seus recursos. O feed do Instagram possibilita a postagem de fotos quadradas (1080 X 1080 pixels), horizontais (1080 X 608 pixels) ou verticais (1080 X 1350). Estas são apenas dicas de dimensões que podem ser usadas.

7 Personalize as suas postagens no Instagram

Para que a sua marca seja reconhecida em qualquer lugar e para que exista uma identidade visual no seu conteúdo, aposte em filtros e molduras. Este é um meio muito interessante de atribuir personalidade ao seu conteúdo, dando a ele um diferencial frente aos outros empreendimentos que existem por aí, especialmente se você ainda não tem um logotipo.

>>>Como perder o medo de gravar vídeos?

Os seus seguidores saberão que a postagem é sua só de “bater o olho” na imagem, e você terá a sua marca lembrada e reconhecida por muitas pessoas e em muitos lugares.

8 Não se esqueça do texto

Desenvolver um conteúdo escrito é muito importante para complementar aquilo que a imagem, sozinha, não conseguiu passar (como informações teóricas). 

Atribua uma linguagem simples de ser entendida pelo seu público, evitando uma escrita cansativa. Lembre, também, de ser relevante e de criar um texto com informações complementares que seus seguidores podem se interessar. As primeiras linhas escritas nas suas postagens no Instagram são as que aparecerão aos usuários do Instagram, então, torne elas bem atrativas!

O uso de emojis é muito legal 😃 para dar um tom menos formal ao texto, e o espaçamento entre os parágrafos torna a leitura mais fluida e interessante; textos corridos costumam não atrair a atenção dos usuários dessa rede que é tão visual. 

No caso dos vídeos, além dos textos complementares, é interessante acrescentar legendas, ou, pelo menos, um breve resumo do que está sendo dito em cada cena/story. Isso é muito útil para quem está sem fones no momento em que o seu vídeo surge no feed.

Não preciso dizer que a atenção à gramática é muito importante, não é?

9 Surfe em datas comemorativas

Criar postagens no Instagram que comemoram momentos importantes é muito eficaz para que os seus seguidores interajam e, até, repostem no próprio perfil, aumentando o alcance da sua conta.

Em primeiro lugar, defina quais são as datas relevantes para a sua marca. É claro que existem períodos que são celebrados por (quase) todo mundo, como o Natal e a Páscoa, mas, se você não tiver estrutura para fazer tantas publicações, prefira aquelas que conversam mais com o seu público, como o Dia da Mulher. 

Para facilitar esse momento, algumas ferramentas digitais já disponibilizam imagens e legendas personalizadas, como o Clínica Experts. Aí, basta postar o que for de sua escolha no seu Instagram.

10 Invista nos stories

Esta é uma ferramenta muito usada no Instagram, que chega a marcas como 1 bilhão de usuários em um mês.

Com a possibilidade de publicar fotos e vídeos que ficam disponíveis para visualização durante 24h, muitas empresas buscam nos stories um meio de engajar mais facilmente com o público e de se aproximar dos seguidores. Para que essa interação seja a melhor possível, preste atenção em alguns fatores, como:

11 Qualidade das imagens

Relembrando o que já falamos, o tamanho das imagens e vídeos influencia na qualidade das postagens no Instagram. Nos stories, a nitidez de imagem e o tamanho que é visualizado dependem do dispositivo que o seu paciente tem.

Uma dica é deixar as informações mais relevantes e essenciais no centro da imagem, garantindo que todo mundo veja o seu conteúdo. Recomenda-se o uso de uma proporção de (1080 X 1920) nesse recurso do Instagram. Também é muito legal usar outros elementos que podem proporcionar um visual mais interessante, como filtros, gifs, adesivos de temperatura ou localização.

12 Lives

Muitos recursos são disponibilizados pelos stories, e é muito importante que você saiba usar e aproveitá-los em benefício do seu negócio. Uma das possibilidades é fazer lives; ou seja, transmissões ao vivo que permitem a conversa e interação com quem está participando.

13 Destaques

Uma forma de manter os stories disponíveis após 24h é criar destaques. Com eles, você pode definir categorias, como “Pacientes”, e agrupar as postagens que as pessoas fizeram sobre a sua clínica. Assim, quando alguém abrir o seu perfil, é possível consumir diretamente o conteúdo que é de seu interesse.

E tem mais: os destaques se encontram acima das postagens do feed; por isso, é muito fácil os visualizar e interagir com eles ao entrar em uma conta.

Bora gerar conteúdo?!

Não tem como negar a influência do Instagram no desenvolvimento da sua marca; como vimos, esta rede social é constantemente acessada por nós, brasileiros, ao longo do dia. Mas não basta ter uma conta. É preciso saber quais funcionalidades são oferecidas e como usar cada uma delas no seu conteúdo. Salve o link desse artigo para consultá-lo sempre que desejar!