Cada cor desperta uma reação diferente nas pessoas, impactando de forma positiva ou negativa. É o que revela o estudo Psicologia das Cores, que também identifica como as mesmas influenciam o cérebro em emoções, sentimentos e desejos. Por isso, ao ver a atuação das cores na publicidade, na moda, em quadros ou até em sinalizações de trânsito, somos impactados de alguma maneira.

O poder das cores é tão grande que aprender seus significados pode ajudar nos resultados do seu negócio. Se utilizadas de maneira correta, elas podem transmitir a mensagem da sua marca de forma mais assertiva para o seu público-alvo. Por exemplo, veja em números como as elas influenciam:

  • 92,6% das pessoas afirmam que o aspecto visual (cor, design, forma) é o fator de influência número um que afeta a decisão de compra (quando comparado a outros fatores, como gosto e cheiro).
  • A cor pode melhorar a leitura em 40%, o aprendizado de 55 a 78% e a compreensão em 73%.

* Dados de uma pesquisa realizada pelo site Quicks Prout.

Como aplicar a Psicologia das Cores na sua marca?

O ideal é não generalizar na escolha das cores. As reações podem variar de pessoa para pessoa. Faça testes com o seu público e observe a relação das cores com a mensagem que deseja transmitir. 

Por exemplo, ao promover descontos, combinações de amarelo, vermelho e laranja costumam funcionar. Mas, você precisa verificar se essas cores combinam com a sua clínica e com os seus pacientes. 

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Por influenciarem diretamente na decisão final de compra, as cores devem estar presentes nas estratégias da sua empresa: seja no anúncio das redes sociais, na embalagem ou até na logo da sua clínica. 

Emoções mais comuns associadas a cada cor

Entender cada cor e qual emoção ela pode despertar é essencial para a sua estratégia de escolha. Veja quais são as emoções mais comuns despertadas por cada cor:

Como as principais marcas utilizam as cores? 

Grandes marcas usam a Psicologia das Cores de forma estratégica em suas campanhas.  O objetivo? Gerar emoções, impactar as pessoas e fortalecer a marca. Vamos ver alguns exemplos:

Se eu pedir para você imaginar um refrigerante para matar a sua sede, qual a cor que vai surgir na sua cabeça? Provavelmente, vermelho, se você pensou na Coca-Cola.

E se você estiver com pressa na rua e precisa de uma refeição prática e rápida? Com certeza você pensou em um M grande e amarelo (McDonald’s). 

Ou então, se você quer assistir à sua série favorita ou a algum filme aleatório? Você já deve ter visualizado um N vermelho na sua mente (Netflix).

Livros e referências

Diversos livros tratam sobre o assunto e podem te auxiliar na definição da sua estratégia. 

Uma sugestão é o livro A Psicologia das Cores no Marketing, de Cristiane Thiel. A obra visa, então, auxiliar empreendedores e profissionais de diversas áreas na hora de escolher as cores de um logo, website e até mesmo de roupas.

Outro autor que fala sobre as cores é o psicólogo americano Robert Plutchik. Ele propôs um modelo, em 1980, para descrever como as emoções estavam relacionadas com as cores. Conforme ele, oito emoções bipolares primárias: alegria vs tristeza; raiva vs medo; confiança vs repulsa; e surpresa vs antecipação. 

Apesar de ainda não termos livros do autor traduzidos para o português, na internet você pode encontrar o modelo criado por Plutchik e verificar a relação das cores com as emoções e suas variações. 

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Então, já sabe o que as cores da sua marca transmitem?