Antes de mais nada, que o Instagram é um grande aliado do seu negócio, você já sabe. Mas, você domina as ferramentas de venda que a plataforma oferece? Para te ajudar a explorar todas as possibilidades da rede social, vou te apresentar 3 ferramentas essenciais para alavancar as suas vendas. 

Navegando pelo Instagram, você já deve ter visto etiquetas de preço em algumas publicações, clicado na aba “Loja” e visualizado produtos do seu interesse, ou então observado que alguns perfis contam com “Guias”. Todos esses meios são soluções criadas para facilitar a conversão de interações em vendas. Então, descubra como utilizá-las e combiná-las a seu favor.

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Loja do Instagram

A aba “Loja” do Instagram funciona como uma vitrine virtual. Então, você pode exibir os preços dos seus produtos e serviços em publicações do feed e stories e selecionar quais expor na vitrine virtual.

O mais indicado é selecionar as melhores publicações para valorizar ainda mais o seu serviço. A ferramenta também permite que você crie “Coleções”, recurso ideal para você organizar os lançamentos da sua clínica.

A vitrine virtual está em uma aba à parte do feed. Ela é representada por uma sacola de compras no menu inferior do Instagram. Quando o internauta clica nesse ícone, surge um feed de produtos e serviços e uma barra de pesquisa, onde é possível fazer buscas.

O ideal é que a sua conta seja comercial, para ajudar na divulgação dos seus serviços.  

Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso que mostra etiquetas de preços nas publicações do seu feed convencional. Funciona apenas para empresas que possuem site ou loja online fora da rede social e permite marcar seus produtos em publicações do feed e stories. Para usar o Shopping, é necessário que a sua conta seja comercial. 

Com um toque na etiqueta, o potencial paciente será direcionado para o site da sua clínica, onde poderá finalizar a compra. Se você pretende finalizar a experiência do paciente apenas de forma online, é importante que você tenha uma página de pagamento. 

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Guias do Instagram

A ferramenta “Guias” permite que você reúna diversos conteúdos. Diferente do feed convencional, que oferece conteúdos por ordem de publicação, o “Guias” possibilita que seu público acesse seu material de forma organizada, com publicações sobre o mesmo assunto. Sua principal função é ser uma curadoria de conteúdo. 

Por exemplo, você pode reunir em uma “Guia” todos os posts sobre facial, assim, você pode segmentar o interesse do seu público, pois é uma ferramenta que funciona como uma lista de leitura, na qual as postagens devem se conectar por meio do tema (melasma, fototerapia, gordura, promoção Dia das Mães, etc).

Além das publicações já adicionadas no seu perfil, no “Guias” é possível inserir informações extras.  

Portanto, nenhum desses três recursos altera o seu feed principal. São apenas outras formas de apresentar o conteúdo que já está no seu perfil, mas acompanhado de informações comerciais e com maior possibilidade de interação. 

Conclusão

Portanto, para potencializar as vendas por meio do Instagram, o ideal é que você combine essas 3 ferramentas na sua conta. Por fim, os recursos são gratuitos e exercem papéis complementares na sua criação de conteúdo.