Justificar o sucesso de alguém nos negócios dizendo que essa pessoa teve “sorte” virou moda. Porém, sabemos que quase sempre, a tal “sorte” é, na verdade, uma série de esforços acima da média. Mas, se isso é sorte, existe algo que possa ser considerado azar no mercado da Estética? Sim, existe! 

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Depois de uma década trabalhando na área, consigo identificar alguns pontos que impedem que uma clínica ou profissional da Estética autônomo chegue ao sucesso. A soma desses pontos forma aquilo que eu chamo de ciclo do azar. E é sobre cada um deles que eu falo a seguir.  

Profissional invisível

Se considerarmos que estamos em um momento em que todo mundo pesquisa nas redes sociais antes de fechar negócio com uma empresa (ou, neste caso, com uma clínica de Estética), podemos dizer que existem duas formas de estar invisível no mercado.

  • A primeira delas é simplesmente não estar nas redes sociais. Tenha isso em mente: se a sua marca não está na internet, ela não existe. 
  • A segunda delas é estar nas redes sociais, mas fazer apenas exatamente o mesmo que todos os seus concorrentes fazem. Quando isso acontece, o paciente entende que todos trabalham da mesma forma e são capazes de entregar os mesmos resultados. Enquanto pensar dessa forma, o paciente vai se guiar por um único critério na hora de escolher um profissional: o menor preço.  

Ao contrário de como era 20 anos atrás, hoje o paciente consegue contato com diversas marcas com poucos cliques, e sua decisão de compra depende apenas do que ele encontrar no feed. Por isso, se você está cansada de brigar por preços, saiba que a única forma de provar o seu valor é mostrando esse valor. E as redes sociais são, hoje, a melhor ferramenta para isso. 

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Marketing da esperança

Aqui é quando espera-se por um milagre nos negócios. Você mentaliza, torce, pensa positivo, mas nunca age para que algo aconteça. Em outras palavras, é quando literalmente você vive de esperar que os pacientes surjam por milagre na sua clínica. 

Isso acontece quando você não tem, no seu perfil do Instagram, uma bio que indique a sua trajetória e valores profissionais. Ou, ainda, quando o seu nome de usuário é confuso e pode ser facilmente confundido. Também pratica o marketing da esperança quem tem um perfil abandonado. 

Um marketing de sucesso exige um bom planejamento não apenas do processo de vendas, mas, também, da conquista de confiança e da construção de relacionamento entre você e os pacientes.

Atendimédio: um inimigo poderoso

Como você define o seu atendimento? Afinal, mesmo que esse possa ser um tema desconfortável, é preciso entender que atendimentos medianos não fidelizam o público. Você pode investir o quanto quiser em marketing, mas se a consulta não corresponder à expectativa que foi gerada, o paciente se frustra e nunca mais volta.

Se a paciente sai da sua clínica definindo a consulta como apenas “OK”, sem sentir encantamento e sem ter aquela vontade de ligar para as amigas indicando o seu trabalho, é porque está na hora de repensar a sua prática clínica. 

💡Não esqueça: o bom atendimento é o responsável pela melhor das forma de divulgação: o boca a boca. Quando o atendimento é bom, o paciente vira um evangelizador da sua marca. 

Gestão do “eu acho”

A falta de planejamento norteia a gestão do “eu acho”. Quem segue esse modelo nunca sabe, exatamente, quanto tem de caixa, nem quanto precisa pagar no mês, e todas as suas respostas começam com “eu acho….”

As contas estão sempre um completo caos, e essa profissional não tem a mínima ideia do que aconteceu com as finanças.

Não dominar a gestão do seu negócio é muito perigoso, porque, a qualquer momento, as dívidas podem começar a vir. Sem um planejamento, a sua clínica corre o risco de fechar as portas. Se você guia seu negócio na base do “eu acho”, está correndo dois grandes riscos

  • O primeiro é assumir compromissos maiores do que a sua clínica está preparada.
  • O segundo é perder oportunidade de negócios por acreditar que não tem condições de investir.

Em qualquer um dos casos, você perde por falta de controle da gestão.

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Crenças limitantes nos negócios

Crença é tudo aquilo em que você acredita E limitante é tudo aquilo que te impede de crescer. Logo, crenças limitantes são coisas nas quais você acredita e que têm um efeito negativo sobre você. 

Um exemplo muito comum de crença limitante ocorre quando você começa a criar mais conteúdo para as redes sociais, gravando stories para falar com as suas pacientes e postando vídeos no feed. Aí, vem aqueles famosos comentários: “virou blogueirinha, é?”; “tá querendo aparecer?” 😒

Nesse contexto, você só acredita que a sua exposição vai ser mal interpretada. Muitas vezes, esses comentários estão apenas na sua imaginação, mas a sua confiança neles é tão grande que te trava. Mas lembre: quem não é visto, não é lembrado. 

Outro clássico se refere à prosperidade. Muitos brasileiros aprendem que pessoas com muito dinheiro são pessoas más, sem caráter. Obviamente, isso não é verdade. Mas enfrentar essa crença é uma tarefa que requer novos horizontes.

Conclusão

Você se identifica com algum desses elos do ciclo do azar? Se sim, chegou a hora de repensar os processos de gestão, marketing e vendas da sua clínica. 

Mas não se desespere: é possível quebrar essa onda de má sorte nos negócios, e tudo começa ao identificar quais são os pontos em que você precisa melhorar.