As tendências do marketing digital para 2022 estão em constante transformação. Mas, uma coisa é certa: a pandemia trouxe novos hábitos de consumo para usuários da internet. Dessa forma, você, empreendedor, precisa se adaptar às mudanças.

Com base no que já se viu em 2021, a Falcon.io, plataforma de software de monitoramento de redes sociais, liberou um estudo sobre as tendências para 2022. E, por isso, eu adaptei o conteúdo para a realidade de profissionais da Estética. 

Marketing conversacional

Outra tendência para 2022 é o Marketing Conversacional. Aproveite todas as ferramentas de conversa para se aproximar do paciente e concretizar vendas. Não esqueça de adicionar o botão de WhatsApp na sua página do Facebook ou na bio do seu Instagram, por exemplo. Dessa forma, você pode capturar contatos de forma simples. 

Os chatbots — um software que mantém uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, respondendo perguntas básicas sobre seu negócio — também podem  auxiliar no começo do contato.

Phygital

A pandemia acelerou processos, como a construção digital de marcas. E, também, desenvolveu novos hábitos, como o aumento do tempo das pessoas nas redes sociais. Por isso, a tendência de 2022 é o fortalecimento das comunidades digitais. 

Construa uma comunidade entre seus pacientes, seja com grupos de WhatsApp ou até no Instagram. Essa união — com rede de incentivo e admiração pela sua marca— pode mobilizar outras pessoas e alavancar o seu negócio. 

Ativismo de marca

Seus propósitos e valores importam mais do que nunca. Em 2021, os consumidores mostraram que desejam comprar de negócios com propósitos alinhados aos valores pessoais. E, em 2022, essa tendência vai continuar em alta.  Por isso, Não hesite em ser autêntico, mostrar seu propósito e reforçar seus valores. 

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Por exemplo, demonstrar a razão pela qual sua marca existe é transformar a autoestima de pacientes. Demonstre esse propósito por meio de posts. 

Mídia social e relações com o público

O público não quer mais ver apenas publicações de promoções e de produto: eles querem ver pessoas. Por isso, uma tendência que segue para 2022 são marcas com influenciadores digitais — lembre-se, você é o maior influenciador do seu negócio. Além de ver posts estáticos, o público quer ouvir vozes e visualizar rostos. 

Por isso, não se importe em virar uma “blogueirinha”, ou então em contratar um influenciador — que converse com a sua marca e seus valores — para divulgar o seu negócio. 

Crescimento da experiência por voz

Os recursos de voz têm sido cada vez mais utilizados, principalmente quando se trata de uma jornada de compra. Um estudo da Juniper Research indica que as compras pelo comércio por voz aumentarão US$ 4,6 bilhões até o final deste ano.

Nesse sentido, tudo indica que as assistentes virtuais passarão a ajudar as pessoas em tarefas diárias, como no cuidado com a saúde, aviso sobre proteção solar, entre outras novidades. A sua marca deve estar presente neste segmento de marketing. 

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E aí, já sabe como aproveitar essas tendências do marketing digital para 2022?