Você já pesquisou sobre alguma empresa ou serviço no Google e não localizou as informações corretas? Então, pense se alguém buscar por informações sobre a sua clínica, como endereço, telefone, horário de funcionamento, e-mail ou caminho para redes sociais e não encontrar? 

Caso isso ocorra, você pode estar desperdiçando diversas oportunidades de negócio. E, mais do que isso, seus concorrentes podem aparecer e conquistar o paciente antes de você.

Nesse sentido, para ajudar empresas a se tornarem encontráveis e potencializar suas estratégias na internet, o Google oferece a ferramenta gratuita Meu Negócio. Ela auxilia seus potenciais pacientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua clínica e, além disso, a sua localização fica disponível no Google Maps. 

Mas, por que estar no Google Meu Negócio?

Conforme um estudo realizado pela Provokers, 8 em cada 10 pessoas usam o Google para buscar informações sobre as empresas e 96% dos brasileiros usam a internet para pesquisar sobre produtos antes de comprar.

Sabendo disso, nada mais lógico que ter o seu cadastro completo na ferramenta. O Google fornece informações como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Avaliações sobre o serviço;
  • Perguntas e respostas (perguntas enviadas por usuários que o dono do negócio pode responder).

Além disso, a plataforma oferece diversos benefícios aos donos de negócio com conta na ferramenta como, por exemplo, maior confiabilidade e métricas de cliques. 

Conforme informações do Google, empresas com cadastros no Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis por consumidores. Além, ainda, de 42% mais solicitações de rotas via Google Maps. 

Por fim, a ferramenta oferece métricas e resultados de presença digital como, por exemplo, visualizações da página, pesquisas e cliques.

LEIA MAIS: Feriados e datas comemorativas para impulsionar sua clínica em 2022

Como cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio?

Para te ajudar a ter mais visibilidade no maior site de buscas do mundo, preparei um roteiro com instruções sobre o Google Meu Negócio. Vamos lá:

1- Localize o site Google Meu Negócio e clique no botão “Gerenciar agora”. Logo, você será direcionado para uma página “Encontre e gerencie sua empresa”, caso ela já tenha um cadastro, ou então clique em “Inclua sua empresa no Google”. 

2 – Na próxima etapa, crie o seu Perfil da empresa. Preencha o nome e a categoria da empresa. E, em seguida, você autoriza ou não mostrar a localização da empresa no Google Maps. Na próxima aba, você preenche o endereço completo. Lembre de adicionar detalhes como número da sala e andar, caso necessário. 

3 – Logo depois, você poderá informar se faz entregas ou atende na residência e no escritório do cliente, e poderá marcar o raio de cobertura do seu atendimento. A próxima etapa é preencher o telefone de contato e site, caso tenha.

4- O Google vai pedir para você escolher um método de verificação para comprovar que sua empresa está situada naquela localização. Nesta aba, então, você precisa confirmar seu nome. O Google, então, envia uma carta, via Correios, com um código para completar o seu cadastro. 

5- Preencha os horários e dias de funcionamento da empresa. Você também pode optar se quer ou não receber mensagens por meio da ferramenta. Na próxima etapa, você pode adicionar uma descrição de até 750 caracteres. E, por fim, publicar fotos do seu estabelecimento.    

Depois de criado, você ainda pode adicionar, editar e completar as informações sobre a sua empresa. 

LEIA MAIS: 7 posts no Instagram para engajar seu público

E aí, está pronto para colocar, literalmente, sua empresa no mapa?