Você já ficou horas sem responder um paciente por estar longe das redes sociais da sua clínica e isso te causou algum tipo de prejuízo? Sim?! A boa notícia é que as respostas automáticas, também conhecidas como chatbots, estão disponíveis nas principais redes sociais e podem te ajudar neste momento.

As respostas automáticas são mensagens pré-definidas pela sua empresa que serão disparadas no chat quando pacientes ou pessoas interessadas nos seus serviços entrarem em contato com o perfil da sua empresa, por exemplo. 

Algumas pessoas podem não gostar de ser atendidas por um “robô”.  Entretanto, esta é, com certeza, a melhor saída para garantir a presença online durante qualquer período do dia — seja fora do horário do expediente ou quando estiver ocupada em um atendimento.  

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WhatsApp, Instagram e Facebook são excelentes canais de atendimento para o seu negócio e que oferecem respostas automáticas conforme a sua necessidade. As frases automáticas devem, ao menos, responder de forma satisfatória o primeiro contato, seja uma saudação ou pergunta básica, como, por exemplo, o horário de funcionamento. 

Instagram

Disponível nas contas de “criadores de conteúdo” ou “empresas”, o Instagram oferece a opção de adicionar “Perguntas frequentes” e, posteriormente, suas respostas. 

Mas, afinal, como funciona? Quando um usuário inicia uma nova conversa com esse perfil comercial ou de criador de conteúdo, aparece uma lista, de até quatro perguntas pré-definidas. O usuário escolhe uma das opções e, automaticamente, a resposta aparece. 

Você pode sugerir até quatro perguntas, como, por exemplo: “Qual o horário de funcionamento?”, “Número de contato?”, “Quais procedimentos são realizados na clínica?” e “Você atende em sábados?”. E, por fim, você registra a resposta de cada uma delas. 

Para cadastrar as perguntas frequentes, basta acessar as “Configurações”, depois seguir para a aba “Empresa” ou “Criador de conteúdo”; em seguida, selecione “Perguntas frequentes”; e siga para “Configurar” e preencha os campos “Pergunta” e “Resposta automática” e salve a ação.

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WhatsApp Business

O WhatsApp Business oferece duas opções de respostas automáticas com propósitos diferentes, são elas: mensagem de ausência e mensagem de saudação.

Na mensagem de ausência é importante conter informações que garantam um atendimento futuro ao paciente. Por exemplo: “Olá! Não estamos disponíveis no momento. Retornamos às atividades amanhã, às 8h. Entraremos em contato o mais breve possível.”. Veja o exemplo: 

Já na mensagem de saudação você deve apresentar a empresa e convidar o paciente para uma interação, iniciando a experiência de atendimento. Por exemplo: “Olá! Seja bem-vindo à clínica de Estética <nome da sua clínica>! Como podemos te ajudar?”. Veja o exemplo:

Facebook

O Facebook disponibiliza diversas opções de respostas automáticas para seus usuários: tanto perguntas frequentes, assim como o Instagram, quanto mensagens de ausência e de saudações, como o WhatsApp Business. 

Primeiro, acesse o Facebook pelo computador; abra a página do seu negócio (deve ser profissional); no menu, siga até “Configurações” e depois até “Mensagens”. Nesta aba, procure a opção “Configurar Respostas Automáticas”. Ao clicar em configurar, você pode optar pelo tipo de mensagem que deseja ajustar (“Mensagem de Ausência”, “Resposta Instantânea” e “Perguntas Frequentes”). Depois, basta editar conforme o seu funcionamento. 

Por fim, você ainda pode definir dia e horário em que cada mensagem deve ser enviada ao usuário que interagir com a sua página.

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Por fim, basta cadastrar as suas respostas automáticas nas suas redes sociais preferidas. Assim, você não precisa mais se preocupar em deixar os pacientes esperando por uma resposta sua em dias de agenda lotada.