O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados do mundo. Mas você sabia que ele também pode ser um aliado do seu negócio? Antes de mais nada, o aplicativo, quando utilizado na versão WhatsApp Business, dispõe de uma série de ferramentas, como catálogo, mensagens automáticas, separação de contatos por categoria, entre outras.  

Além de auxiliar o empreendedor a ter uma comunicação rápida e simples com os pacientes, a função Business permite que pacientes em potencial acessem informações importantes, como horário de funcionamento da clínica e catálogo de serviços, com apenas alguns cliques.

Para te ajudar com os recursos do principal aplicativo de mensagens, eu separei algumas dicas para utilizar o WhatsApp Business a favor da sua clínica de Estética.

Crie um perfil comercial/empresarial

Configure seu perfil como conta comercial/empresarial; personalize com a sua foto (marca pessoal) ou imagem da sua marca; informe: endereço de atendimento da sua empresa, tipo de negócio, descrição dos serviços, horário de atendimento, catálogo de serviços (tratamentos), entre outros.

Para adicionar essas informações sobre o seu negócio você precisa baixar o aplicativo WhatsApp Business na sua loja de aplicativos; na aba “Configurações” clique em “Configurações de negócios”. Depois em “Perfil”. Por fim, basta preencher os dados.

Crie categorias de contatos

Com o Business é possível separar os contatos e organizar por grupos com marcadores para facilitar o acesso. Com isso, você pode manter seus contatos agrupados — por exemplo, entre pacientes e fornecedores. Dessa forma, fica mais fácil pesquisar e fazer o envio de mensagens direcionadas, como promoções.

Para adicionar um marcador a um novo contato: basta clicar no botão de menu na página de bate-papo do paciente, selecionar um marcador e salvar. Já para adicionar um novo marcador, clique no botão de menu na página de chat do paciente, selecione “Novo marcador”, por fim, clique em “Salvar”.

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Adicione um catálogo

O catálogo possibilita ao paciente acessar informações importantes que podem economizar muito tempo de atendimento. Você pode inserir produtos e serviços com fotos, descrições e valores. Afinal, o seu catálogo pode ser criado a partir do próprio aplicativo de forma profissional. 

Para adicionar seus serviços ao seu catálogo, clique em “Mais opções”, depois em “Configurações”, em “Ferramentas comerciais” e, por fim, em “Catálogo”. Siga para “Adicionar item”, depois toque no ícone “+”  e, em seguida, em “Adicionar imagens”.

Nesta etapa, você pode acessar a galeria e adicionar imagens do seu celular. Você pode adicionar até 10 imagens. Você pode informar o nome do serviço, e detalhes como preço, descrição e um link. Por fim, clique em “Salvar”.

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Personalize mensagens

Personalize mensagens e respostas para economizar tempo em um dia de agenda lotada. O WhatsApp Business oferece algumas opções para te ajudar neste momento. 

As mensagens de saudações podem ser enviadas automaticamente para novos pacientes que entram em contato com a sua conta comercial. Elas podem ser adicionadas em “Configurações”, depois “Configurações comerciais” e, por fim, “Mensagem de saudação”. Você pode criar a sua ou personalizar uma mensagem já pronta.

Outra opção é a mensagem de ausência. Você pode programar para ela aparecer quando o paciente entrar em contato fora do horário comercial. Personalize a mensagem e indique quando o horário de atendimento. Essa opção também sugere ações como explorar o catálogo, por exemplo.

Basta ir em “Configurações”, depois em “Configurações de negócios”, em seguida “Mensagem de ausência” e ativar a mensagem de ausência.

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É isso aí! Espero que essas dicas te ajudem. Portanto, agora é só migrar para a conta profissional e começar a aproveitar os recursos.