Para começar a criar conteúdo você deve ter a sua persona bem definida. Quanto mais conhecer o seu público, mais eficiente serão suas publicações, campanhas e, logo, sua conversão em vendas. Após definir o público, você deve se colocar no lugar da sua audiência, ou seja, entender as dores e os desejos dela, para que a sua mensagem seja ainda mais assertiva  

Porém, muitas vezes, o que impede o processo de publicação de conteúdos dos profissionais da Estética é a falta de ideias. Primeiro, você deve pensar que o conteúdo é direcionado para pessoas leigas em Estética. Por isso, você precisa educar o seu público:

  • Faça tutoriais de cuidados com a pele;
  • Indique produtos para home care;
  • Mostre qual filtro solar é mais indicado para cada tipo de pele.

Essas são apenas algumas de diversas dicas que você, profissional da Estética, pode oferecer.

Mas, se ainda assim faltarem ideias para conteúdos, eu vou te apresentar três ferramentas que vão acabar com o seu bloqueio criativo.

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Falta de ideias para conteúdo? Nunca mais!

As ferramentas abaixo vão te ajudar a explorar opções de conteúdos já pesquisados por usuários, ou então, sugestões de títulos criados a partir de uma palavra-chave como, por exemplo, drenagem linfática. As ferramentas auxiliam a ter novas ideias, monitorar pesquisas sobre sua área de atuação e também a entender melhor o que seu público busca. 

Google Trends

O Google possui diversas ferramentas de busca, e uma delas é o Google Trends. Esse recurso permite a descoberta das principais tendências relacionadas a uma palavra-chave específica, em determinado local. 

Ou seja, nessa ferramenta você pode observar pesquisas relacionadas à palavra-chave que você definir (ou seja, o assunto sobre o qual você quer falar, como drenagem linfática, limpeza de pele, peeling), como está o volume de busca (número de usuários que pesquisam) e em quais estados/cidades a palavra foi mais buscada.

O Trends também possibilita comparar sua busca com mais palavras, por exemplo: drenagem linfática e peeling. Você pode investir na criação de conteúdos sobre as palavras mais pesquisadas. 

💡 O Google Trends te ajuda com insights para conteúdos que são tendência. 

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Planejador de Palavras-Chave 

O Google também oferece o Planejador de Palavras-Chave, uma ferramenta de pesquisa que te auxilia a encontrar as palavras certas para alcançar os pacientes certos. Essa ferramenta está inserida no Google Ads (ferramenta de anúncios do Google). Para acessar, você deve ter um e-mail com o domínio “Gmail” e clicar em “acessar sua conta”. Depois, você entra na aba “Ferramentas” e, em seguida, “Planejador de palavras-chave”. 

No campo de pesquisa, você digita a palavra escolhida (por exemplo, drenagem linfática) e escolhe a localização de sua preferência (cidade, estado ou país). Assim, você pode visualizar as pesquisas relacionadas à drenagem linfática na sua cidade e verificar se as pessoas estão interessadas neste assunto. 

💡 Nesta ferramenta você descobre conteúdos coringas, pois ele relaciona a palavra que você escolhe com os termos mais buscados. Por exemplo, se você pesquisa por “drenagem”, aparecerá o volume de busca por combinações, como “drenagem linfática emagrece?”, sinal de que você pode usar esses termos no seu conteúdo. 

Answer the Public

O Answer the Public é uma ferramenta que auxilia na busca de novas ideias para seus conteúdos. Ao acessar o site, você digita a palavra-chave de seu interesse (drenagem linfática), seleciona o país e pesquisa. 

A ferramenta oferece diversas sugestões de títulos “prontos” baseados em pesquisas do Google, como, por exemplo, “qual a função da drenagem linfática?”, “quando iniciar a drenagem linfática?”. O serviço gratuito é limitado a um acesso por dia, mas mesmo assim, vale a pena conhecer.  

Conclusão

Quando você não souber o que postar, pense como se você fosse o paciente. E para garantir um estoque de ideias, explore as ferramentas que vimos neste post.